Dia da Saúde e Nutrição: alimentos que não podem faltar no cardápio

31/03/2020

Dia da Saúde e Nutrição: alimentos que não podem faltar no cardápio
alimentos frutas

 

No dia 31 de março, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição. A data, criada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo incentivar a prática de uma vida mais saudável. Além de reforçar a importância de uma alimentação equilibrada, colorida e variada, a comemoração estimula o hábito de preparar refeições em casa, para toda a família.

Segundo especialistas, médicos e nutricionistas, a principal orientação da data é fazer com que as pessoas, cada vez mais, optem por consumir menos alimentos processados e mais opções naturais, como: frutas, verduras, legumes, feijões e grãos integrais. Além, é claro, do incentivo à prática de exercícios físicos, que contribui para a saúde da população.

Pensando nisso, listei abaixo alguns alimentos saudáveis que você encontra nas lojas Condor, e no Hortifrúti Condor, e que podem contribuir para a sua imunidade, dieta e bem-estar. Confira:

1 – Ovos: ricos em proteínas, gorduras saudáveis e contêm poucas calorias.

2 – Folhas verdes: são ricas em fibras que ajudam a limpar o organismo e a melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, possuem poucas calorias e carboidratos, sendo ótimas opções nutritivas. Opte por: alface, espinafre, couve, acelgas, entre outras folhas verdes.

3 – Frutas vermelhas e roxas: são antioxidantes e ricas em vitaminas. Os seus nutrientes ainda colaboram para a diminuição do açúcar no sangue e para a redução do colesterol ruim. Dê preferência a: ameixas, uvas, jabuticabas, entre outras opções. 

4 – Frutas amarelas e alaranjadas: opções como laranja, banana, melão e pera são ricas em antioxidantes que colaboram para a saúde do corpo e para as funções do organismo. Além disso, possuem zeaxantina, luteína e caratenóides que ajudam a reforçar a proteção do sistema imunológico.

5 – Soja e derivados: fonte de proteína, a soja e seus derivados favorecem a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, são livres de gorduras saturadas e de colesterol ruim.

6 – Sementes oleaginosas: as amêndoas, castanhas-do-pará e outras opções, consumidas de maneira equilibrada, contribuem para a queima de gordura. E, por terem proteínas, fibras, ferro, cálcio e gorduras boas, são opções para uma dieta saudável.

7 – Feijões e grão de bico: são ricos em faseolamina, proteína capaz de inibir a absorção e digestão de açúcares e carboidratos no corpo.

 

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