Cerveja: curiosidades e dicas de harmonização

07/08/2020

Cerveja: curiosidades e dicas de harmonização
cerveja dia internacional da cerveja

Sabia que hoje é comemorado o Dia Internacional da Cerveja? A bebida surgiu há cerca de 10 mil anos e os primeiros registros dela constam no Egito. Desde então, a cerveja vem conquistando o paladar do mundo inteiro e ocupa o primeiro lugar entre as bebidas mais consumidas pelos brasileiros.

No Condor mais próximo, você encontra ofertas e diversos tipos de cervejas especiais das marcas Patagônia, Brahma Duplo Malte, Colorado, Petra, Budweiser, Hoegaarden, Eisenbahn e muitas outras, para comemorar essa data em grande estilo. Abaixo, você também confere algumas curiosidades e dicas de harmonização com essa bebida tão saborosa, refrescante e de sabor único:

Como surgiu o Dia Internacional da Cerveja

Acredita-se que a data foi criada em 2007, nos Estados Unidos, por 4 amigos que achavam, por brincadeira, que a bebida merecia um dia para ser celebrada e a primeira sexta-feira do mês de agosto foi a escolhida.

Com o passar dos anos, mais pessoas tornaram-se adeptas, e alguns países até trazem festividades. E para celebrar a data este ano, em casa ao lado de quem ama, que tal aproveitar as nossas promoções e grande variedade de cervejas especiais do Condor?

Como a cerveja é feita

A cerveja é feita com água e outros três ingredientes:

  • Lúpulo: responsável pelo amargor, aroma e por conservar naturalmente a bebida.
  • Levedura: micro-organismos responsáveis pela fermentação.
  • Malte: são os cereais usados para a fabricação, como a cevada, trigo e centeio.

Algumas marcas e tipos usam especiarias em sua composição, para dar um sabor marcante e característico para as cervejas, como frutas, por exemplo.

E as etapas para chegar nessa deliciosa bebida começam pela sala de fabricação, em que os ingredientes são incorporados para chegar a uma mistura base para a cerveja, chamada mosto.

Em seguida, ela passa por um processo de fermentação, resfriamento e maturação. Este último começa a dar mais corpo à cerveja, já definindo o seu aroma e sabor. Depois, a bebida é filtrada, para que fique cristalina e, por último, os recipientes são preenchidos com o líquido e pasteurizados.

Harmonização com cerveja

Churrasco: cerveja é a combinação perfeita com carnes assadas, por isso invista nos tipos Brown Ale, Pilsner, India Pale Ale, Rauchbier e Stout para o seu churras.

Massas: as cervejas do tipo Pilsner, Dark Lager e Strong Ale harmonizam muito bem com esse tipo de prato.

Peixes e frutos do mar: essa combinação resulta em sabores deliciosos e marcantes, por isso escolha as cervejas do tipo Amber Ale, Hefeweizen, Witbier e English Pale Ale.

Lanches e petiscos: hamburgueres, pizzas, amendoim e queijos ficam ainda melhores acompanhados de cervejas do tipo Pilsen e India Pale Ale.

Doces: é isso mesmo, cervejas do tipo Fruit Lambic, Porter e Stout ficam maravilhosas com sobremesas, experimente a combinação.

Post Relacionados