Com o intuito de manter viva a história do bairro, o hipermercado Condor Água Verde realiza até o dia 20 de fevereiro uma exposição fotográfica com imagens das famílias pioneiras que contribuíram para o crescimento econômico, cultural e social da região.

Fruto de uma parceria do Condor Super Center com Eliane Andretta e Elzira Stofella Binder, a ação foi idealizada com o objetivo de não deixar cair no esquecimento a luta dessas famílias para a construção e progresso do bairro. Para os jovens, é a oportunidade de conhecer a história e a importância que seus antepassados tiveram para o desenvolvimento da região. Para as antigas gerações, é uma grande oportunidade de reviver as memórias do passado e reencontrar parentes e amigos nas fotos.

As pessoas retratadas foram as principais responsáveis pelo progresso da região, como é o caso do avô de Eliane, o senhor Antônio Andretta, conhecido como “Dero”, que doou para a prefeitura uma grande área no Água Verde. “Na época ele não se preocupou com o dinheiro e sim em contribuir para o fortalecimento e crescimento do bairro”, diz a neta de Dero.

Eliane, que também é moradora do bairro Água Verde, conta as histórias do avô com orgulho e não esconde o carinho que tem pela região. “Em uma das fotos o meu avô aparece com uma enxada no parreiral e uma outra mostra a 1ª escola para imigrantes italianos da região, onde hoje é localizado o hipermercado Condor”, relata.

“Não foi fácil reunir todas estas obras, pois as famílias são conservadoras e cuidam com carinho das fotos de seus antepassados. Foram anos de pesquisa para conseguirmos concretizar este acervo”, afirma.

Para o gerente do Condor Água Verde, Samuel Wander Silva, ter a loja como palco desta exposição é muito gratificante, pois este bairro foi onde originalmente os primeiros imigrantes da família do presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, se fixaram. “É difícil manter viva a memória dos antepassados e esta ação é uma forma de valorizar as raízes”, destaca.

A exposição, que foi montada como uma pequena mostra por ocasião da abertura da loja em dezembro, devido ao sucesso que alcançou e os elogios e comentários recebidos dos clientes, foi ampliada e agora conta com mais imagens do período entre 1920 e 1940.

 

Serviço:
O Condor Água Verde está localizado na Avenida Água Verde, 860, esquina com Bento Viana, em Curitiba – PR.
A exposição é realizada no horário de funcionamento da loja e a participação é gratuita.
Mais informações com Eliane Andretta no fone 41 9968-2887 ou com Elzira Stofella Binder no fone 41 3332-3853.