Novo Condor Joinville América gera a sua própria energia em uma usina solar instalada na cobertura da loja.

Com um investimento de R$ 50 milhões, o Condor Super Center inaugurou no dia 31 de julho, às 8h da manhã, sua segunda unidade em Joinville, capaz de gerar a sua própria energia em uma usina solar instalada na cobertura da loja. O supermercado é o primeiro da cidade com essa tecnologia e conta com 1680 módulos solares fotovoltaicos na cobertura da loja, capazes de gerar 780.000 kWh por ano – o suficiente para abastecer 325 residências, além de contribuir para preservar o meio ambiente com a redução de 230 toneladas de CO2 por ano. Ainda pensando na sustentabilidade e eficiência, a loja disponibiliza aos clientes um eletroposto com duas vagas para carregamento de veículos elétricos.

A 46ª loja da rede gerou 250 empregos diretos e oferece uma galeria com 10 lojas, entre pet shop, relojoaria, produtos naturais, lotérica, salão de beleza, farmácia, cafeteria, sobremesas McDonald’s, além de uma praça de alimentação com buffets de comida oriental e brasileira. Em uma área de 5 mil m², a loja conta com 26 checkouts, um mix de produtos com 20 mil itens e um estacionamento rotativo com capacidade para 3 mil veículos por dia, que informa a quantidade de vagas disponíveis. Para facilitar o acesso ao supermercado, as entradas estão localizadas nas ruas Blumenau, Almirante Barroso e José de Alencar, taticamente instaladas para evitar o congestionamento no tráfego de veículos ao entrar ou sair do empreendimento. Uma esteira rolante e um elevador também foram incorporados ao empreendimento com o objetivo de levar ainda mais comodidade aos clientes.

A loja segue um conceito gourmet, com um Espaço Gastronômico que oferece cervejas especiais, rótulos diferenciados de vinhos nacionais e importados, cafés especiais e uma linha de produtos selecionados de diversos países para agradar a todos os paladares.

Os clientes preocupados com a saúde têm à disposição o Espaço Saudável, que reúne uma grande variedade de produtos voltados a este público.

Um dos destaques do Condor Joinville América é o setor de perfumaria, que foi posicionado estrategicamente na entrada da loja e vai seguir o estilo de free shop, com o Espaço Mulher e o Espaço Homem.

Para se aproximar ainda mais da cultura local, a ambientação da loja segue as características da região, com uma comunicação visual eficiente, inteligente e que resgata os costumes e tradições joinvilenses. O restaurante, localizado na Galeria Condor, também segue os conceitos dessa arquitetura.

“Fomos muito bem recebidos em Joinville com a nossa primeira loja, por isso, decidimos investir ainda mais na cidade e ampliar o nosso atendimento à população. O município possui um grande potencial econômico e escolhemos a região para este investimento após a realização de diversas pesquisas e estudos, que mostrou existir uma demanda por um estabelecimento desse porte”, afirma o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.

Sustentabilidade

Os módulos solares fotovoltaicos instalados na cobertura da loja possuem células de silício que captam a irradiação solar. A energia gerada neles é em corrente contínua e, para ser usada, é transformada em corrente alternada por um inversor. Caso a loja não tivesse a tecnologia, seriam necessárias 1.656 árvores para compensar a emissão de CO². Com os módulos, fornecidos pela Domínio Solar, a loja vai produzir um terço da energia consumida pelo estabelecimento e o retorno do investimento virá em aproximadamente seis anos, o que é muito rápido comparado à vida útil de 25 anos do equipamento.

Além dos módulos solares, o novo Condor América possui outras diversas tecnologias sustentáveis. Uma delas é o eletroposto, uma grande novidade implantada pela rede. A loja possui duas vagas para que os clientes possam carregar os veículos movidos a motores elétricos enquanto fazem compras.

“Estamos investindo em energias limpas e sustentáveis, pois acreditamos que o futuro é agora. Devemos ampliar o debate para a utilização de opções que não prejudiquem o meio ambiente e precisamos preparar o nosso país para atender a esta demanda, que só tende a crescer”, disse Zonta.

O supermercado utiliza, ainda, iluminação 100% em LED, que além de ser mais econômica, dura três vezes mais, reduz em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente. Para economizar ainda mais energia, outra solução implantada é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural. Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os Domus Prismáticos, que filtram os raios ultravioletas em até 98% e permitem a entrada da luz externa no ambiente.

Outra medida para a redução no consumo de energia é a instalação de portas nos balcões de congelados e refrigerados, projetados pela Eletrofrio, que além de manterem os produtos bem conservados, também reduzem em até 60% a carga térmica. Já para preservar a camada de ozônio, foi utilizado o CO2 no setor de congelados, um gás refrigerante 100% natural que não agride a natureza e não provoca o efeito estufa. O setor de refrigerados utiliza o Glicol, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes.

O novo Condor conta ainda com um sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.

Condor Super Center

O Condor Super Center iniciou sua trajetória em Curitiba, quando em 1974 inaugurou sua primeira loja com 110m² e apenas cinco funcionários. Hoje, conta com cerca de 12 mil colaboradores diretos e atende mensalmente a mais de 4 milhões de clientes.

A rede conta atualmente com 46 lojas, entre super e hipermercados, em 15 cidades do Paraná (localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais e Norte do estado) e, com esta inauguração, duas lojas em Santa Catarina (na cidade de Joinville), além de uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.

Serviço

O novo Condor fica localizado na Rua Almirante Barroso, 716, bairro América, em Joinville-SC e seu horário de atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 23h e aos domingos das 8h às 22h.