O Natal de 22 instituições beneficentes do Paraná será mais farto com a doação dos valores arrecadados na Campanha Solidária Condor 2015, uma ação de responsabilidade social que envolveu os clientes, a rede e os fornecedores. As doações serão entregues por meio de vales-compras para os representantes das entidades de 15 cidades do estado, neste dia 16 de dezembro, às 8h30, em um café da manhã no Hotel Lizon, em Curitiba. O valor arrecadado será anunciado no evento.

A campanha, que já está na sua 9ª edição, já doou R$ 2.256.400 para 152 entidades do Paraná até o ano de 2014. A ação consiste em reverter parte das vendas dos produtos anunciados nos tabloides da campanha em vale-compras para entidades assistenciais com sede nas cidades onde o Condor atua: Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Araucária, Almirante Tamandaré, Paranaguá, Campo Largo, Ponta Grossa, Castro, Lapa, Apucarana, Londrina e Maringá.

As instituições podem utilizar os vale-compras de acordo com as suas necessidades, adquirindo alimentos, produtos de higiene, limpeza, bazar, têxtil e eletros, em qualquer uma das 41 lojas Condor.

“A Campanha Solidária é muito importante porque a quantia arrecadada e doada às instituições contribuí para o trabalho realizado por cada uma delas, além de que os vales-compras podem ser utilizados durante todo o ano. Como as nossas lojas são completas, as entidades podem suprir as suas necessidades tanto de alimentos quanto de materiais de higiene pessoal, limpeza, têxtil, eletroeletrônicos e eletrodomésticos”, afirma o vice-presidente do Condor e presidente do Instituto Joanir Zonta, Ricardo Zonta.

Segundo o Presidente da Instituição Vida Promoção Social (beneficiada em 2014), Paulo Pereira de Novais, a campanha ganha ainda mais importância para as entidades devido às crises política, econômica e de credibilidade pelas quais o país está passando. “Diante da crise política que atravessa o Brasil que se reflete na vida financeira de tantos brasileiros, a campanha consegue estimular a solidariedade e ação efetiva das pessoas. As constantes mudanças políticas têm dificultado o acesso das entidades sociais a recursos do Governo e a manutenção dos projetos é uma tarefa difícil de ser realizada, porque os desafios têm que ser vencidos todos os dias”.

Os depoimentos de todas as instituições beneficiadas em 2014, podem ser conferidas no site www.condor.com.br/campanhasolidaria

Confira as instituições que serão beneficiadas em 2015:

ALMIRANTE TAMANDARÉ

FACOP - Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná

A FACOP presta apoio às instituições empregadoras e aos empregados do setor de Asseio e Conservação, tendo como base o tripé: capacitação, empregabilidade e segurança/promoção da saúde. Oferece cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional no setor de Asseio e Conservação para empregados do setor, pessoas que estão em processo de encaminhamento às vagas disponibilizadas pela Central de Vagas para o setor, pessoas que estão desempregadas e moradores do município de Almirante Tamandaré. As refeições são subsidiadas e feitas no refeitório da Fundação.

Contato: diretoria@facop.org.br | (41) 3699-0090

APUCARANA

ADEFIAP - Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana

A ADEFIAP presta atendimento médico gratuito a pessoas com deficiência física, oferecendo serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e enfermaria. Além disso, conforme a necessidade de cada paciente, também fornece próteses, órteses, muletas, cadeiras de rodas e cadeiras de banho.

Contato: adefiapemilia@hotmail.com | (43) 3423-2865

ARAUCÁRIA

Ong Caminhos do Sol

A Organização Caminhos do Sol presta proteção e acolhimento a idosos em caráter provisório ou de moradia. Os acolhidos recebem atendimento de enfermagem, médico, fisioterápico, terapêutico e terapia ocupacional. Também são servidas seis refeições diárias balanceadas e acompanhadas por numa nutricionista. A maioria dos idosos são acolhidos pela instituição por abandono ou maus tratos.

Contato: ongcaminhosdosol@hotmail.com| (41) 3552-1829

CAMPO LARGO

Creche Lar Mariinha

A Creche Lar Mariinha atende diariamente crianças carentes entre 1 a 12 anos, oferecendo a elas uma educação de qualidade, buscando promover a autonomia, autoestima e socialização das crianças atendidas, envolvendo a família e a comunidade. Além disso, também são servidas a elas 5 refeições diárias.

Contato: crechemariinha@uol.com.br| (41) 3292-1665

CASTRO

Associação de Assistência Social de Castrolanda

A Associação de Assistência Social Castrolanda atende crianças e adolescentes carentes, entre 3 a 15 anos, com um trabalho focado em auxílio à tarefa escolar; oficinas de iniciação à música, psicomotricidade, esportes, jogos de mesa, flauta e teclado, beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure), dança e ballet, coreografia e teatro, coral, horta, culinária, tear, crochê e de tricô. Também oferece refeições diárias, além de auxiliar com materiais escolares, roupas, calçados e agasalhos. A associação também ampara as mães dos acolhidos, oferecendo cursos de costura à máquina, à mão, tricô e crochê, para que elas tenham possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

Contato: cac_jd.colonial@hotmail.com| (42) 3233-1272

COLOMBO

Associação Luciane Mary Paris

A Associação Luciane Mary Paris funciona como um lar-escola oferecendo educação em período integral e atividades de contra turno escolar para crianças e adolescentes de 3 a 16 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Também oferece refeições diárias para todos os atendidos do local.

Contato: contato@larescolaluciane.com.br| (41) 3656-2535

CURITIBA

Associação Guadalupana de Educação Lassalista (Umbará)

A Associação Guadalupana de Educação Lassalista atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária dos 6 aos 15 anos, desenvolvendo atividades socioeducativas por meio do Projeto “Construindo o Futuro”, oferecendo um espaço de convivência, fortalecimento de vínculos, formação humana e cidadania, além de atividades lúdicas, culturais e esportivas.

Contato: agel1197@hotmail.com | (41) 3349-2772

IHOEPAR - Instituto de Habilitação e Orientação do Excepcional (Santa Cândida)

A IHOEPAR atende adolescentes, adultos e idosos com deficiência intelectual por meio da Escola São Camilo, buscando promover a inclusão social e melhoria de vida aos atendidos. Além disso, prepara os alunos para o mundo do trabalho, com prévia preparação e monitoramento posterior ao ingresso em determinado serviço.

Contato: ihoepar@gmail.com| (41) 3256-5760

APR - Associação Paranaense de Reabilitação (Água Verde)

A APR é uma entidade filantrópica, mantenedora das Escolas Nabil Tacla – Educação Infantil e Ensino Fundamental e Nabil Tacla Getúlio Vargas – Educação Infantil, ambas na modalidade de educação especial. A associação atende pessoas com deficiência e desenvolve importantes projetos assistenciais na área de deficiência física neuromotora, por meio da difusão de informações, prestação de serviços e orientações relevantes a cada patologia, conforme suas especificidades.

Contato: nabiltaclagv@apr.org.br| (41) 3013-9300

Rede Esperança (Cajuru)

A Rede Esperança é uma instituição filantrópica que atende de forma gratuita diariamente alunos oriundos de famílias de baixa renda e/ou em situação de risco, por meio de programas de profissionalização, aprendizagem, desenvolvimento humano e artístico/cultural. Atende também indiretamente a família desses alunos, por meio de acompanhamentos personalizados, visando a prevenção e autonomia dos atendidos.

Contato: rede@redeesperanca.org.br| (41) 3015-4936

CRENVI - Casa de Recuperação Nova Vida (Santa Cândida)

A CRENVI é uma entidade filantrópica que oferece tratamento de pessoas em vulnerabilidade social associado aos transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. O plano terapêutico da entidade trabalha com o objetivo de resgatar valores éticos e morais deteriorados pela ação nociva do uso de drogas e álcool e com isso preparar o indivíduo para o retorno ao convívio social.

Contato: aguilar@crenvi.com.br| (41) 3264-4075

ASCER - Associação Beneficente Renascer (Torres)

A ASCER realiza atendimento a crianças, adolescentes e adultos com deficiência, que apresentam necessidades terapêuticas educacionais especiais. Os atendidos possuem alto risco social oriundo de famílias com baixo nível sócio-econômico-cultural. A entidade busca o direito a cidadania dos seus atendidos, por meio da promoção do desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades máximas.

Contato: renascerconvenios@gmail.com| (41) 3029-2832

FORJA - Instituto de Formação e Orientação de Jovens e Adolescentes (Pinheirinho)

O FORJA atende crianças e adolescentes carentes oferecendo atividades de ensino, sociabilidade, lazer, artes e esportes. Além disso, presta um atendimento personalizado ao beneficiário e a sua família, a qual considera como protagonista da educação e a base da sociedade.

Contato: sandro.p.barbosa@gmail.com| (41) 3225-1541

FAZENDA RIO GRANDE

AVB - Associação Vale da Benção

A AVB realiza projetos socioeducativos e assistenciais, por meio principalmente do Projeto Bom Samaritano, que prima pela promoção de atividades socioeducativas de contra turno escolar para crianças de 3 a 12 anos, por meio de práticas recreativas, esportivas, culturais e artesanais. Visa o desenvolvimento das crianças atendidas e a possibilidade de uma perspectiva de vida melhor a elas. As atividades ocorrem por meio de oficinas de culinária, recreação, contar histórias, artesanato e dança.

Contato: contato@avbpbs.com.br| (41) 3627-1307

LAPA

AMAS - Associação Menonita de Assistência Social

A AMAS promove o bem-estar social e presta assistência a crianças entre 5 a 13 anos, muitas delas em situação de vulnerabilidade e risco social. Oferece oficinas de artesanato, musicalização e o programa Construindo Valores, que busca resgatar alguns valores que se perderam ao longo dos anos. Além disso, busca contribuir positivamente auxiliando no convívio familiar e na sociedade em que as crianças atendidas vivem.

Contato: lapa@amasbrasil.org.br| (41) 3622-3211

LONDRINA

SOMA - Sociedade Mantedora de Assistência

A SOMA atende crianças de 2 a 5 anos na Educação Infantil e de 6 a 9 anos em duas turmas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em contraturno escolar, para aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco, acompanhando também as suas famílias.

Contato: soma.mel@sercomtel.com.br| (43) 3341-0136

MARINGÁ

AFIM - Associação de Apoio ao Fissurado Lábio-Patatal de Maringá

A AFIM atende crianças, adolescente e adultos com fissura labiopalatal, procurando integrá-las na sociedade. Oferece tratamento e serviços gratuitos complementares ao tratamento cirúrgico, essenciais à completa reabilitação do indivíduo, como: odontologia, fonoaudiologia, psicologia, apoio pedagógico, nutrição, ortodontia e serviço social, minimizando ou até eliminando sequelas relativas à fissura. Cada paciente é atendido de acordo com a sua necessidade específica.

Contato: afim_maringa@yahoo.com.br| (44) 3265-7851

PARANAGUÁ

Sociedade de Assistência aos Necessitados - Abrigo dos Idosos

O Abrigo dos Idosos atende idosos que necessitam de internação, prestando atendimento integral ou parcial no que diz respeito à higiene, alimentação e medicamentos, com um controle rigoroso acompanhado por profissionais responsáveis. Além disso, oferece atendimento médico.

Contato: antonio@ide33.com.br| (41) 3423-3166

PINHAIS

FLAS - Fundação Luterana de Assistência Social - Creche Bom Samaritano

A FLAS presta serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em contra turno escolar, com atividades lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Além disso, atende também crianças de 4 meses a 5 anos no período integral, oferecendo um ambiente seguro a elas durante o período em que seus pais trabalham.

Contato: flas_crechebs@yahoo.com.br | (41) 3667-5647

PONTA GROSSA

Legião da Boa Vontade - Centro Comunitário de Assistência Social

A Legião da Boa Vontade desenvolve programas e projetos socioeducativos, que tem como prática um atendimento humanizado e qualitativo de famílias em situação de vulnerabilidade social. Promove os programas: “Programa Criança: Futuro no presente!”, que contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, por meio de atividades que despertem competências e habilidades; e o “Programa vivência solidária”, que contribui para a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de jovens e adultos, de 18 a 59 anos.

Contato: rosanass@lbv.org.br | (42) 3224-0422

UNIDEV - União de Deficientes Visuais de Ponta Grossa

A UNIDEV atende pessoas com necessidades especiais visuais e físicas, de baixa renda, desenvolvendo atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de inclusão social, beneficiando também a família dos atendidos com doações e assistência social.

Contato: maxwellsouza15@gmail.com| (42) 3027-6220

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

IDAS - Instituto Decisão de Apoio Social

O IDAS contribui para o processo de inclusão social de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, assegurando oportunidades que proporcionem o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade. Estimula o fortalecimento de vínculos familiares e o desenvolvimento de potenciais individuais e coletivos por meio do serviço social. Tem como missão descobrir e facilitar a potencialização de novos talentos em indivíduos com vulnerabilidade social e situação de risco, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano para uma sociedade mais justa e solidária.

Contato: decisao_idas@hotmail.com| (41) 3103-1120