Com a finalidade de preservar o meio ambiente e dar o destino ambientalmente correto a um passivo ambiental, o Condor Super Center, em uma parceria com a marca de óleos Liza, da Cargill, inicia a implantação do Programa Ação Renove o Meio Ambinte que realiza a logística reversa de óleo vegetal usado nas lojas Condor Santa Felicidade, Pinheirinho, Nilo Peçanha, Água Verde, em Curitiba; Araucária BR, na Região Metropolitana da capital; Uvaranas e Nova Rússia, em Ponta Grossa; e Paranaguá Raia, no litoral; que passarão a contar com um posto de coleta para óleo de fritura usado.

O óleo de cozinha pode ser reciclado e transformado em vários produtos, como o biodiesel. Com a reciclagem, além de ganhar uma nova utilidade, o resíduo ainda evita entupimentos na rede de esgoto e a contaminação da água.

 Segundo Fernando Janizello, analista de Sustentabilidade da Cargill, o programa oferece ao consumidor que está cada vez mais preocupado e consciente com as questões ambientais e com o destino dos seus resíduos, uma alternativa prática e sustentável para o descarte do óleo de cozinha usado.

“O óleo de cozinha usado, se lançado em pias e ralos, possui potencial para causar danos à rede de esgoto e contaminar nossos rios e represas. Assim, por meio do Programa Ação Renove o Meio Ambiente, a população pode destinar corretamente o seu resíduo e ainda contribuir para a produção de biodiesel um combustível mais sustentável”, afirma.

Para que o óleo tenha uma destinação correta, basta esperar que ele resfrie e depois seja acondicionado, com o auxílio de um funil, em uma embalagem PET que possa ser fechada. É fundamental esperar que o óleo esfrie, pois em altas temperaturas ele derrete o plástico. Após este procedimento, é só depositar a garrafa em um dos postos de coleta localizados nas unidades Condor participantes do Programa

Por enquanto, o projeto é piloto, mas há intenção de expandir para as outras lojas da rede.