Com o objetivo de colaborar com as entidades assistenciais das cidades atendidas pela rede, o Condor Super Center realiza de 31 de agosto a 22 de setembro, a Campanha Solidária, uma ação de responsabilidade social viabilizada em parceria com os fornecedores. Durante este período parte da venda dos produtos anunciados nos tablóides da promoção será revertida para 20 instituições das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Apucarana, Paranaguá, Lapa, Campo Largo, Araucária, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. O valor será entregue em forma de vales-compras, que poderão ser utilizados em alimentos, produtos de higiene, limpeza, bazar, têxtil e eletros, em qualquer uma das 30 lojas da rede.

      A Campanha Solidária Condor se concretizou como um case de sucesso. Somando as edições dos quatro anos de existência, a ação já beneficiou 67 instituições diferentes com R$ 733 mil em vales-compras.

      Segundo o presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta, a Campanha Solidária foi desenvolvida para colaborar com as ações das entidades beneficentes, que realizam um trabalho dedicado aos mais necessitados.

      Uma das instituições beneficiadas pela Campanha Solidária no ano passado foi a Fundação Iniciativa de Curitiba, que acolhe em quatro casas lares crianças de 02 a 13 anos vítimas de violência doméstica. Para a gestora social da entidade, Clarice Farhat, a Campanha Solidária Condor vai além da ajuda material. “Esta ação é importante porque ela sensibiliza as pessoas para participar e contribuir com as instituições. Graças aos vales-compras que recebemos, passamos por um período em que nossas crianças tiveram uma alimentação rica, nutritiva e variada”.

      Em Londrina, foi beneficiada foi a ALVA – Associação de Libertação de Vidas Apucarana, que atende dependentes químicos com o objetivo de reinseri-los na sociedade. Para o presidente da entidade, Wilson Santana, a doação foi importante para contribuir com as despesas extras de final de ano e para a aquisição de eletroeletrônicos. “Esta doação veio em boa hora, pois o final de ano é um momento complicado para as instituições e graças a ela conseguimos oferecer uma boa alimentação e adquirimos computadores, eletrodomésticos, freezer e geladeira. Espero que outras empresas possam seguir este exemplo, que foi uma benção de Deus agindo em nosso favor”.
Já em Ponta Grossa, a beneficiada foi a Pastoral da Criança de Ponta Grossa, que atende crianças enfermas e de famílias carentes, realizando programas de sobrevivência e desenvolvimento integral, com ações de saúde, educação e comunicação, além de atendimento domiciliar e comunitário a pessoas necessitadas. Segundo a presidente da entidade, Maria Urnau de Lins, a doação da Campanha Solidária foi a maior ajuda já recebida pela instituição. “Temos muita dificuldade para conseguir alimentos para realizar o curso de alimentação, e com a Campanha Solidária pudemos adquirir os alimentos e liquidificadores para a comunidade”.

      A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Paranaguá, foi uma das instituições que recebeu as doações em 2010, promove a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência. Segundo Cláudia Lopes, diretora da escola Maria Nelly Picanço, assistida pela Apae, a Campanha Solidária foi importante para proporcionar a compra de matérias que a instituição não tem condições de adquirir. “A ajuda foi fundamental para garantir a diversidade no atendimento aos nossos alunos, pois compramos aparelhos de som para as salas de aula e utensílios domésticos, além de suprir necessidades específicas como fraldas descartáveis”.
Detalhes sobre a campanha, bem como os produtos em oferta participantes desta edição, podem ser conferidos no site www.campanhasolidariacondor.com.br.

INSTITUIÇÕES QUE SERÃO BENEFICIADAS EM 2011:

APUCARANA

Lar São Vicente de Paulo
O Lar São Vicente de Paulo de Apucarana é uma entidade filantrópica destinada a abrigar pessoas idosas de ambos os sexos, proporcionando-lhes assistência material, moral, intelectual, social e espiritual. O lar garante alimentação e moradia a idosos desamparados, e procura suprir as necessidades nutricionais de forma personalizada.
Rua Antônio Lolo Menegazzo, 560, Jardim Menegazzo, Apucarana/PR. Telefone: (43) 3426-2727. larsvicenteapuc@uol.com.br

ARAUCÁRIA

Casa Lar Coração de Mãe
A Casa Lar Coração de Mãe ampara e abriga, em regime de tempo integral, crianças e adolescentes de ambos os sexos, órfãos ou desamparados, com idade entre 0 e 14 anos.
Rua Benjamin Constant, 721, Centro, Araucária/PR. Telefone: (41) 3642-1612 / shyrley81@gmail.com

CAMPO LARGO

ADFCL – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo
A ADFCL - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo tem por objetivo ser um local de trocas e de confrontos que preparam o deficiente para distintas situações da vida. A instituição presta assistência a portadores de deficiência física e aos seus familiares, tanto a aqueles que podem ir até a sede, quanto àqueles que não têm condições de visitar a associação. Rua Barão do Rio Branco, 1443, Centro, Campo Largo/PR. Telefone: (41) 3292-9531 / clauslompo10@hotmail.com

CURITIBA

Associação Lar Criançarteira
A Associação Lar Criançarteira presta o atendimento integral a crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência e maus tratos. Atualmente, a associação atende em dois lares, crianças de ambos os sexos, com idades entre 3 e 12 anos em regime integral. Procuram oferecer a oportunidade de um futuro mais digno aos acolhidos na instituição.
Rua Ary Rolim Costa, 793, Fazendinha, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3245-0464 / criancarteira@gmail.com

AFPMI - Associação Feminina de Proteção à Maternidade e à Infância
A AFPMI - Associação Feminina de Proteção à Maternidade e à Infância de Curitiba atende em regime integral crianças de 0 a 2 anos em situação de risco, deixadas para doação. Além disso, prestam também o atendimento integral às adolescentes do sexo feminino de 12 a 18 anos, que estão em situação de risco social e pessoal e aos seus familiares.
Rua Luiz Ronaldo Canalli, 2901, Campo Comprido, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3274-9778 / contatos@afpmipr.org.br Associação Apoio – Creche Comunitária Cantinho do Parque
A Associação Apoio desenvolve atividades de cunho social, educacional, promocional, recreativo e artístico junto à família de trabalhadores de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Hoje, é mantenedora de seis Centros de Educação Infantil, atendendo crianças em período integral. A Creche Comunitária Cantinho do Parque oferece às crianças cinco refeições diárias e atendimento pedagógico.
Rua João Sovinski, 59, Cajuru, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3362-0126 / parichter@hotmail.com

AMENA – Escola de Educação Especial Alternativa
A AMENA - Escola de Educação Especial Alternativa presta atendimento técnico e pedagógico especializado a crianças, jovens e adultos com transtorno global do desenvolvimento, como: autismo, psicose infantil, esquizofrenia e síndrome de Rett, associados ou não a outras deficiências. Oferece atendimento técnico e pedagógico e de inclusão dessas pessoas na sociedade, desenvolvendo atividades como passeios, participação em jogos e grupos de apoio aos familiares.
Rua Doutor Goulin, 72, Alto da Glória, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3252-6186 / escolaespecialalternativa@yahoo.com.br NACEC – Núcleo de Apoio à Criança Excepcional de Curitiba

O NACEC - Núcleo de Apoio à Criança Excepcional de Curitiba atendem crianças especiais portadoras de paralisia cerebral, deficiências físicas, hidrocefalia entre outras, dando apoio também aos seus familiares. Em função da dificuldade financeira da família, muitas crianças são internadas em instituições pelos próprios pais e o trabalho da NACEC é manter estas crianças junto de seus familiares e ajudá-las.
Rua Doutor Heleno da Silveira, 256, Boqueirão, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3344-2025 / nacec@pop.com.br

ETTIBAGI – Instituto Tibagi
O Instituto Tibagi promove a formação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho, visando seu desenvolvimento pessoal e a empregabilidade. A principal atividade do Instituto é a qualificação profissional de jovens em programas de aprendiz na área de eletroeletrônica, eletromecânica, manutenção industrial e manutenção automotiva. Para o desenvolvimento do programa, são executadas diversas ações de preparo profissional para a colocação desses jovens no mercado de trabalho.
Rua Conselheiro Laurindo, 600, Centro, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3024-9848 / contato@ettibagi.org.br

APAS – Associação de Pais e Amigos de Surdos
A APAS – Associação de Pais e Amigos de Surdos atende alunos com deficiência auditiva, oriundos de famílias carentes. Tem como objetivo auxiliar, orientar e promover a inclusão do surdo que se encontra em situações de vulnerabilidade social e de seus familiares, por meio de programas e projetos que visam à formação integral do ser humano na construção da identidade, na conquista da autonomia e no desenvolvimento da capacidade expressiva.
Rua Simão Bolivar, 1398, Hugo Lange, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3027-6944 / escolapas@hotmail.comACAFISE – Associação Católica Filantrópica Santa Efigênia

A ACAFISE – Associação Católica Filantrópica Santa Efigênia realiza um trabalho social com pessoas carentes da terceira idade. Realizam visitas mensais aos assistidos da associação, auxiliam as famílias e oferecem aos idosos momentos de lazer, proporcionando a eles um café da tarde e momentos de amizade em todas as quintas-feiras.
Av. Anita Garibaldi, 4168, Santa Efigênia, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3079-9493 / glaci.acafise@hotmail.com

FAZENDA RIO GRANDE

CADI – Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral
O CADI – Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral tem como missão prestar assistência e facilitar o desenvolvimento integral de indivíduos e famílias em contextos de vulnerabilidade social, através de ações localmente relevantes. O CADI oferece à comunidade os serviços de educação, cultura e geração de renda.
Rua Dinamarca, 04, Nações, Fazenda Rio Grande/PR. Telefone: (41) 3608-1343 / carla@cadi.org.br
LAPA

AMAS – ASSOCIAÇÃO MENONITA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A AMAS - Associação Menonita de Assistência Social abrange o trabalho pedagógico e espiritual, formando indivíduos ativos, criativos, felizes e amados por Deus. Atendem crianças de 05 a 12 anos por meio do Centro de Apoio Estrela de Belém, além de cursos de informática, musicalização com aprendizagem de instrumento musical, educação física, trabalhos manuais e ensino bíblico (sem distinção de religião).
Rua Leoncio Correia, 339, Lapa/PR. Telefone: (41) 3622-3211 / lapa@amasbrasil.org.br

LONDRINA

ADEVILON – Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e Região
A ADEVILON - Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e Região tem como objetivo promover o processo de inclusão social das pessoas com deficiência visual à sociedade, através de atividades de defesa de direitos, inclusão produtiva e apoio às famílias. A associação atua oferecendo cursos e oficinas aos associados gratuitamente, que visam o desenvolvimento das potencialidades do deficiente visual.
Rua Madeira, 628, Vila Casoni, Londrina/PR. Telefone: (43) 3329-8143 / adevilon@yahoo.com.br

MARINGÁ

FUNDAÇÃO ISIS BRUDER
A Fundação Isis Bruder é uma instituição de assistência social que trabalha com serviço de proteção social básica, atendendo crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade da cidade de Maringá. O atendimento realizado visa o fortalecimento de vínculos e a convivência social do indivíduo com a família e a sociedade por meio de atividades de esporte, dança, artesanato, música, teatro, inclusão digital e formação do adolescente aprendiz para o mercado de trabalho.
Avenida Duque de Caxias, 882, Zona 01, Maringá/PR. Telefone: (44) 3026-1517 / secretaria@fundacaoisisbruder.org.br

PARANAGUÁ

ACEDA – Associação de Colaboradores da Escola de Deficientes Auditivos de Paranaguá
A ACEDA – Associação de Colaboradores da Escola de Deficientes Auditivos de Paranaguá tem como objetivo desenvolver propostas na área da surdez que estejam voltadas às competências da Pessoa Surda, respeitando suas diferenças linguísticas, para que tenha acesso de forma plena às experiências de aprendizagem e sua inclusão na sociedade com a preparação para o mercado de trabalho. É mantenedora da Escola de Educação Especial para Surdos “Nydia Moreira Garcez”.
Rua Maneco Viana, S/N, Jardim Eldorado, Paranaguá/PR. Telefone: (41) 3423-449 / aceda@onda.com.br

INSTITUTO PALAZZOLO
O Instituto Palazzolo conta com quatro centros de pastoral social distribuídos na cidade de Paranaguá/PR, que possuem uma estrutura física composta de salões de encontro, salas de aula, salas de corte e costura, salas de informática, área de lazer, cozinha e banheiros. O Instituto desenvolve projetos direcionados à família, reforço escolar nos diversos níveis, e ao bem estar social da comunidade, atuando na área assistencial e de desenvolvimento em geral.
Rua Tufi Maron, 1590, Emboguaçu, Paranaguá/PR. Telefone: (41) 3423-6472 / luispalazzolo@onda.com.br

PONTA GROSSA

Associação Comunitária de Apoio ao CEPRAF Geny J. S. Ribas
A ACAP CEPRAF Geny Ribas desenvolve programas e projetos com equipe multidisciplinar para a comunidade surda e seus familiares. O objetivo dos trabalhos realizados é conseguir a inclusão dos surdos na sociedade, proporcionando uma troca de conhecimentos entre surdos e ouvintes e o respeito às diferenças.
Rua Washington Luiz, 100, Jardim Conceição, Ponta Grossa/PR. Telefone: (42) 3235-6432 / cepraf@bol.com.br

Francisclara – Resgate da Criança e da Família
A Francisclara é uma entidade que presta serviço assistencial de acolhimento provisório e excepcional para crianças de 0 a 6 anos de ambos os sexos, e até 12 anos do sexo feminino, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Trabalham para reatar os vínculos familiares para que a criança retorne ao convívio da sua família biológica ou substituta, e promovem a cidadania para ambos.
Rua Maria Ursula de Abreu, 150, Jardim Progresso, Ponta Grossa/PR. Telefone: (42) 3226-4583 / pg.francisclara@ig.com.br

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José dos Pinhais é mantenedora da Escola de Educação Especial Amor Perfeito, que atua há 35 anos na área de Educação Especial. Tem como objetivo aprimorar a qualidade do ensino, contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento da pessoa com deficiência.
Rua João Alberti, 44, Jardim Letícia, São José dos Pinhais/PR. Telefone (41) 3116-9616 / administrativo01@apaesjp.org.br