A Campanha Solidária Condor beneficiou com R$ 233 mil 21 instituições de 11 cidades do Paraná, que enviaram os seus representantes para receberem a doação em um café da manhã no hotel Deville Rayon, em Curitiba, no dia 21 de dezembro. O valor foi entregue em vales-compras que poderão ser trocados por alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e eletros, em qualquer uma das lojas Condor.

Ricardo Zonta, do Condor; Noelia Regina dos Santos Bueno da APAE de Fazenda Rio Grande; Andrea Zonta, Pietra Zonta e Sandra Zonta do Condor Super Center.
Ricardo Zonta, do Condor; Noelia Regina dos Santos Bueno da APAE de Fazenda Rio Grande; Andrea Zonta, Pietra Zonta e Sandra Zonta do Condor Super Center.

O sucesso da campanha é o resultado da união de forças entre o Condor, seus fornecedores e clientes. Foram desenvolvidos dois tablóides específicos para a campanha, onde parte do valor dos produtos anunciados de 2 a 23 de setembro foi revertida para as instituições localizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Araucária, Londrina, Maringá, Apucarana, Campo Largo e Lapa.

Durante os quatro anos de Campanha Solidária, o Condor já beneficiou 67 entidades carentes com R$ 733 mil. “É extremamente prazeroso desenvolver uma ação como a Campanha Solidária, que mobiliza os nossos fornecedores, clientes e colaboradores em torno de uma causa em comum: ajudar ao próximo. Entregar a doação nesta época do ano é uma forma de manter vivo o espírito solidário do Natal”, diz o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS EM 2010:

APUCARANA
ASSOCIAÇÃO DE LIBERTAÇÃO DE VIDAS APUCARANA – ALVA
É uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da dependência química e atende jovens e senhores com problemas referentes ao uso de drogas. O objetivo é recuperar e preparar o dependente químico para retornar a sociedade. A instituição conta com profissionais e voluntários de várias áreas, formando uma equipe criteriosamente preparada para este desafio.

ARAUCÁRIA
ASSOCIAÇÃO E PROTEÇÃO AOS IDOSOS LUZ E VIDA
A obra filantrópica tem por finalidade a assistência social a idosos e convalescentes, dando moradia e alimentação a estas pessoas rejeitadas por suas famílias, além de fornecer toda a assistência médica no combate à esclerose e a outras doenças típicas e oferecer atividades físicas, mantendo-os em um ambiente agradável e higiênico.

CAMPO LARGO
INSTITUIÇÃO MOVIMENTO RECRIANÇA
Entidade sem fins lucrativos que presta atendimento fraterno a 40 crianças com idade de 4 a 12 anos, nas áreas de alimentação e sociabilização, reforço escolar, informática, trabalhos manuais e demais atividades em defesa aos direitos sociais.

CURITIBA
ASSOCIAÇÃO CAMINHO A VIDA – Lar Dona Vera
Entidade sem fins lucrativos, que abriga crianças em situação de risco social, encaminhadas pelo Conselho Tutelar. Oferece atividades culturais e recreativas, atendimento médico variado, oferecendo a todas estas crianças a defesa dos seus direitos sociais.

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ LAR DONA NENÊ
Associação de caráter filantrópico, educativo, cultural e beneficente, que atende em média 90 crianças de 02 a 12 anos, em horário integral, para auxílio escolar, alimentação e serviços de assistência social, promovendo a proteção das crianças e adolescentes sob risco ou exclusão social.

ASSOCIAÇÃO DA MISSIONÁRIA AMÉLIA VIDA NOVA PARA CRIANÇAS CARENTES
Trabalho sem fins lucrativos que atende crianças carentes, jovens e moradores de rua servindo em média 100 alimentações diárias, assistência social e amparo, dando a estes apoio moral, educacional e profissional.

ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA A MUCOVISCIDOSE NO PARANÁ – AAMPR
Entidade sem fins lucrativos, que presta assistência psicossocial e material a mais de 200 pacientes portadores de mucoviscidose (também conhecida como fibrose cística), uma enfermidade hereditária com a qual algumas crianças nascem e que causa o mau funcionamento de certas glândulas do corpo e dos sistemas respiratório e digestivo.

ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DE EDUCAÇÃO AO CIDADÃO ESPECIAL - AFECE
Instituição filantrópica do terceiro setor, sem finalidade econômica que atua na área da educação especial há 40 anos. A entidade mantém a Escola de Educação Especial São Francisco de Assis, que presta serviços em educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual com acentuado grau de comprometimento, associada ou não a outras deficiências. A entidade realiza um trabalho que estimula o educando a conquistar a maior independência possível na realização das suas atividades diárias (ADV´s) e também trabalha para inserir o deficiente no contexto familiar e em toda a sociedade.

ASSOCIAÇÃO SOLIDÁRIOS PELA VIDA – SOVIDA
Entidade assistencial, sem fins lucrativos, que acolhe e cuida de pessoas portadoras do vírus do HIV em situação de abandono familiar e extrema carência social. Mantém uma casa de apoio com capacidade para 28 leitos em regime de moradia temporária, além de atendimentos domiciliares, fornecendo a todos os necessitados alimentação, medicamentos e orientação, disseminando ações educativas para a população em geral.

FUNDAÇÃO INICIATIVA – MANTENEDORA DE CASAS LARES
Atua no acolhimento institucional, mantendo 4 Casas Lares. Cada casa acolhe em média 10 crianças de 02 a 13 anos, vítimas de violência doméstica encaminhadas pelo Poder Judiciário. Tendo como objetivo a garantia da proteção e do pleno direito a convivência familiar e comunitária a cada acolhido. Oferece moradia, alimentação, educação, saúde, atendimento médico, odontológico e psicológico.

GRUPO FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO BEZERRA DE MENEZES
Oferecem os provimentos básicos necessários a uma média de 500 pessoas carentes e mais de 40 mães com dificuldades de amamentação, dando-lhes assistência social e moral promovendo a humanidade.

MISSÃO SOS VIDA – CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMUNIDADE TERAPÊUTICA
Uma instituição sem fins lucrativos que atende a população carente, crianças, jovens e moradores de rua, oferecendo moradia, escolarização, encaminhamento para cursos profissionalizantes, recreação, apoio médico, psicológico, odontológico e terapêutico, além de manter uma unidade para atendimento a dependentes químicos para sua desintoxicação e inclusão na sociedade.

FAZENDA RIO GRANDE
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DA FAZENDA RIO GRANDE – APAE
Associação civil, de caráter educacional, cultural, assistencial de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, que promove a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania. Cria e auxilia na manutenção de lares para a pessoa portadora de deficiência.

LAPA
ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS PESSOAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS – AAPNE
Promove a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, especialmente mental, em seus ciclos de vida, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.

LONDRINA
ASS – Associação Solidariedade Sempre
A instituição atende em média sessenta adolescentes com atividades sócio-educativas, oferecendo oficinas e cursos como interpretação de texto, cálculo mental, inglês, informática, dinâmica de grupo, ética, teoria musical, canto coral e instrumentos musicais, além de 3 alimentações diárias.

MARINGÁ
ASSOCIACAO DE AMIGOS DA PASTORAL DA CRIANCA – AAPAC ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ
Entidade filantrópica que realiza programas de sobrevivência e desenvolvimento integral das crianças e pessoas carentes, através de ações de saúde, educação e comunicação. Além de atendimento domiciliar e comunitário a pessoas necessitadas.

PARANAGUÁ
ACEFI – ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE ESTUDOS DA FRATERNIDADE IRMANADA
Trabalha na prevenção e recuperação de pessoas envolvidas com drogas e álcool, resgatando jovens e adultos que vivem nesta situação. Atualmente trata de 32 pessoas em regime integral e mantém aconselhamento a mais de 90 pessoas em seus lares, buscando com isso a inclusão social destes.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PARANAGUÁ – APAE
Associação civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial de saúde, que promove e articula ações de defesa de direitos, prevenções, orientações, estudos e pesquisas, melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência e seus familiares, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.

PONTA GROSSA
ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
A obra tem por finalidade a prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana, visando manter o estabelecimento destinado a abrigar pessoas idosas de ambos os sexos, proporcionando-lhes assistência material, moral intelectual, social e espiritual em condições de liberdade e dignidade.

PASTORAL DA CRIANCA
Atende crianças, enfermas e de famílias carentes, realizando programas de sobrevivência e desenvolvimento integral, através de ações de saúde, educação e comunicação. Além de atendimento domiciliar e comunitário a pessoas necessitadas.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DAS CRIANCAS PORTADORAS MIELOMENINGOCELE – APPAM
Entidade filantrópica que oferece tratamento gratuito para crianças carentes, realizando trabalho voluntário para o tratamento da mielomeningocele, uma doença de nome difícil mais de alta incidência, que provoca a má formação da coluna vertebral, podendo causar paralisia e falta de sensibilidade nos membros inferiores, falta de controle do sistema urinário e intestinos, além de complicações cerebrais como hidrocefalia. Infelizmente esta doença não tem cura, mas com alguns tratamentos específicos é possível dar uma maior qualidade de vida a seus portadores.