A diretora de marketing do Condor Super Center, Elaine Munhoz, tomou posse da coordenadoria da recém lançada Câmara Setorial de Anunciantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), neste dia 20 de novembro, em cerimônia que reuniu anunciantes do estado e representantes dos veículos de comunicação. Durante o evento, Elaine falou da mudança na forma de consumir mídia das pessoas e destacou a importância de acompanhar esta mutação decorrente das novas tecnologias. Segundo a coordenadora, uma das propostas da câmara é contribuir para que os anunciantes consigam acompanhar essa evolução e possam realizar investimentos de forma mais rentável e eficiente, sendo que aqueles que participarem irão usufruir, em primeira mão, de todas as informações e conhecimento gerado pelo grupo.

No Brasil, só neste primeiro semestre, o crescimento dos investimentos publicitários foi de 15% em relação ao mesmo período de 2013, segundo o Ibope. Dos R$ 59,6 bilhões investidos nesse período, aproximadamente 17,5% vem do comércio varejista, setor que lidera os investimentos. No Paraná, segundo o Ibope Monitor, de janeiro a outubro deste ano foram investidos R$ 5,19 bilhões, sendo que R$ 1,18 bilhões vieram do varejo, ou seja, praticamente 23%.

Apesar de os investimentos publicitários estarem crescendo ano após ano, a diretora do Condor salienta a importância de discussões que não se limitem apenas ao valor, mas que também tratem de como investir de forma inteligente, de maneira que traga melhores resultados para o negócio.

Para Elaine, estar à frente desta câmara é uma nova missão em sua carreira. “O nosso presidente, Pedro Joanir Zonta, incorporou no DNA da empresa uma característica sua muito forte, que é a de nunca fugir de um desafio. Por isso, aceitei este convite e pretendo conduzir esta gestão de acordo com os rígidos princípios morais e éticos que norteiam a minha vida e da empresa na qual atuo”.

A coordenadora da nova Câmara Setorial também falou da necessidade de os anunciantes se unirem e trocarem experiências e conhecimentos. “Com o intercâmbio de ideias dos profissionais nesta câmara, acredito que conseguiremos encontrar soluções criativas para os problemas do dia-a-dia e construirmos um grupo forte e atuante, que seja referência dentro da ACP do Paraná e, quem sabe, do Brasil”.

O Coordenador Geral das Câmaras Setoriais e Vice-Presidente da ACP, Ivo Orlando Petris, também falou deste novo paradigma da comunicação e proferiu uma palestra sobre os novos caminhos do marketing na era online. Petris discorreu sobre o termo Cibridismo, que é a fusão das palavras cyber e híbrido, que significa estar online e offline ao mesmo tempo. “Esta nova realidade traz impactos no varejo e é necessário discutir isso e procurar novos caminhos de se comunicar. Há uma hiperconectividade do consumidor, o que nos traz novos desafios e também novas oportunidades”.

O próximo passo da Câmara Setorial dos Anunciantes é escolher os vice-coordenadores e, em seguida, será definida a peridiocidade e pautas das reuniões, que terá como um dos desafios promover uma maior aproximação entre anunciantes e meios de comunicação.