Com o objetivo de unir cultura e gastronomia e ainda oferecer oportunidades de qualificação profissional, o Instituto Joanir Zonta, mantido pelo Condor Super Center, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, realiza a 2ª Edição do Festival Gastronômico do Paraná, no dia 25 de fevereiro, às 19h, no Clube Três Marias. O evento terá um espetáculo que contará de forma divertida e saborosa a história da chegada dos primeiros imigrantes portugueses no estado. Um dos grandes momentos da apresentação será a formatura dos 115 alunos dos cursos de Panificação, Confeitaria e Cozinha ofertados pelo Instituto Joanir Zonta em 2015, viabilizados por meio do projeto do Festival Gastronômico do Paraná.

O espetáculo teatral “Viver é preciso” vai trazer as danças características de Portugal e, durante as apresentações, a plateia poderá saborear receitas típicas do país.

Entre os 500 convidados, estarão os familiares e amigos dos formandos, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e o Secretário Municipal do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes. Dos 115 formandos, 14 já conseguiram um emprego na mantenedora após o término do curso.

Para o presidente do Instituto Joanir Zonta, Ricardo Zonta, este festival conseguiu prestar um serviço para a comunidade e ainda aliar história e cultura. “Conseguimos atingir o objetivo do projeto, que é promover o desenvolvimento social através da qualificação profissional e democratização da cultura”.

Todos os presentes vão ganhar um exemplar de um livro de receitas portuguesas, elaborado pela equipe de nutricionistas que participaram do projeto.

O Festival foi viabilizado via Lei Rouanet e será auditado pelo Ministério da Cultura, que estará presente no evento.