Foi em 1888, que a família de Joanir Zonta chegou a Curitiba. Para o empresário, esse foi o maior presente que recebeu dos imigrantes italianos. 'Se eu tivesse a oportunidade de agradecer ao meu bisavô por ter escolhido Curitiba, seria a maior satisfação da minha vida', afirma.

Mas, se um abraço e a declaração de sincero agradecimento não são mais possíveis, Zonta demonstra a gratidão vivendo e amando Curitiba.

O criador de uma grande rede de supermercados presente em todo o Paraná considera a capital do estado a melhor do Brasil. 'Tenho muito orgulho de poder morar e criar meus filhos nessa cidade maravilhosa', declara.

Zonta também se orgulha de ter testemunhado uma fase de grande desenvolvimento da capital. 'Ainda me lembro de quando a cidade tinha 250 mil habitantes. Vi Curitiba crescer e ficar cheia de parques, que são os lugares mais bonitos, que a gente sempre fala para os amigos que nunca vieram para cá', comenta.

Do Umbará, onde passou a infância e adolescência, Zonta saiu para conquistar a capital paranaense e se tornar um dos empresários mais bem-sucedidos de Curitiba. 'Comecei a minha rede de supermercados no Pinheirinho e, hoje, temos 17 lojas em toda a cidade. Aqui, me realizei pessoalmente como profissional e pude construir uma convivência muito boa com os curitibanos, com quem temos uma integração bastante signficativa', comemora.

Entre os diversos pontos turísticos de Curitiba, Zonta sente um carinho especial por dois dos mais conhecidos e visitados. 'Gosto muito do Parque Barigui, um lugar tranquilo, para fazer caminhada, passear num domingo ou feriado. E também do Jardim Botânico. Cada vez que chego lá parece que é a primeira. É um lugar fantástico!', define.