fbpx
Menu

O que são alimentos perecíveis, semiperecíveis e não perecíveis?

  • 4
  • 146

Lá em casa, a nossa família adora comer iogurtes, queijos e peixes, por isso sempre aproveitamos a grande variedade e qualidade de laticínios e congelados do Condor. E, em um dia de compras, o meu filho, o Pedrinho, queria o saber o significado de perecíveis, já que ele viu isso em uma placa de um dos corredores da loja.

Então, além de explicar para ele o que são alimentos perecíveis, ensinei o que são alimentos semiperecíveis e não perecíveis. Aproveito para compartilhar com você aqui, no Blog Condor, para que também não tenha nenhuma dúvida e saiba como armazená-los adequadamente. Confira logo abaixo:

1 – Alimentos perecíveis

São produtos que têm menor prazo de validade e apresentam mais água em sua composição. A água é uma substância que ajuda a alimentar os micro-organismos e contribui para o crescimento deles, colaborando para o deterioramento dos produtos perecíveis. Alguns exemplos são frutas, vegetais, salgados, leite e derivados e carnes.

2 – Alimentos não perecíveis

Ao contrário dos perecíveis, os alimentos não perecíveis têm menos água em sua composição, o que reduz a atividade de crescimento dos micro-organismos que deterioram os alimentos. Esses produtos possuem prazo de validade maior, por exemplo: macarrão, café, óleo, açúcar, feijão, café, frutas e ingredientes que são submetidos a processos de retirada da água, como frutas desidratadas e carne seca.

3 – Alimentos semiperecíveis

Esses tipos de alimentos são expostos a vários métodos de conservação para manter suas propriedades até o consumo. Alguns exemplos são os produtos em conserva e as semiconservas, que sofrem um processo para aumentar sua durabilidade. Além disso, são considerados semiperecíveis os alimentos com casca, como batata, beterraba, cenoura e mandioca, pois possuem essa barreira que ajuda a protegê-los.

4 – Conservação

Para prolongar o tempo de validade dos alimentos perecíveis, o mais indicado é armazená-los em ambientes refrigerados ou aquecidos para preservar suas propriedades. Já os alimentos não perecíveis são alimentos fáceis de serem armazenados, de preferência em locais secos, não expostos ao sol e com embalagens devidamente lacradas, o que torna mais difícil estragarem.  

  • 4
  • 146