O que é e quando começa a Quaresma?

26/02/2020

O que é e quando começa a Quaresma?
quaresma

 

Eu sempre busquei entender o motivo e significado das principais datas do ano. Chegamos a uma das épocas mais importantes para os cristãos e para a minha família também, a Quaresma, que é a preparação para a Paixão de Cristo.

Segundo a tradição cristã, a Quaresma é um tempo de reflexão, motivada pelo exemplo de Jesus, e tem o objetivo de promover uma mudança interior nos fiéis. Mas ainda há muita gente que não sabe o que significa e fica sem entender a movimentação religiosa dessa época. Por isso, vou explicar aqui para você.

A Quaresma é o período que vai da Quarta-Feira de Cinzas, um dia após o Carnaval, até a Quinta-Feira Santa, um dia antes da Paixão de Cristo. Neste ano de 2020, ela acontece de 26 de fevereiro até 9 de abril. Esse período não tem data fixa para iniciar porque é definido de acordo com a data da Páscoa Cristã, que é estabelecida a partir do equinócio de primavera/verão, fenômeno que também não tem um dia específico para ocorrer.

Os 40 dias da Quaresma servem para os cristãos se dedicarem à reflexão e oração e para lembrarem dos 40 dias que Jesus passou no deserto, antes de sua crucificação.  Durante esse período é costume deixar de comer carne em alguns dias, principalmente às sextas-feiras. Inclusive, muitos sacerdotes dizem que o ato de comer carne está relacionado a festas e grandes banquetes, ao contrário do que a Quaresma remete – simplicidade e introspecção.

Por isso, o peixe, durante essa época, é um dos alimentos mais consumidos. Mas, independentemente de suas crenças, no Condor, você sempre vai encontrar uma variedade de produtos para  preparar receitas deliciosas, como bacalhau, peixes congelados, crustáceos, azeites e vinhos, nacionais e importados, e muitos outros produtos para fazer pratos saborosos.

 

Post Relacionados