fbpx
Menu

Dia do Cacau: curiosidades e benefícios do fruto

  • 4
  • 78

Hoje comemora-se o Dia do Cacau! Esse fruto é responsável por ser a matéria-prima que dá origem ao chocolate. Na minha casa, toda a família é apaixonada por chocolates. Gostamos tanto que batizamos a nossa gatinha com o nome de Cacau.

E já que está chegando a Páscoa, época que tem sabor de chocolate, trago algumas curiosidades sobre esse fruto. Além disso, agora você tem mais uma desculpa para passar nas lojas e aproveitar a Páscoa Condor! Confira logo abaixo:

1 – Como o cacau chegou ao Brasil?

O cacau chegou ao nosso país em 1747 com um colonizador que trouxe algumas sementes e entregou a um dono de terras. Ele começou a plantar no sul da Bahia, em um solo que fez o fruto se desenvolver ainda melhor do que o habitual. Hoje, nosso país é o quinto maior produtor de cacau do mundo.

2 – Já valeu mais que ouro

Em certa época da nossa história, o cacau chegou a ser mais valioso do que a prata e o ouro. E não foi só aqui que ele foi importante. O povo maia achava que o fruto foi dado aos homens diretamente pelos deuses. Eles usavam o cacau como moeda de troca, além de fazerem uma bebida que misturava o ingrediente com água e pimenta.

3 – Benefícios para a saúde

O cacau é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir doenças degenerativas, cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Também tem grandes quantidades de flavanoides, um excelente antioxidante natural que contribui para a saúde do coração. O cacau colabora para o tratamento da anemia, já que tem bastante ferro em sua composição. Para que o corpo absorva os nutrientes desse fruto, é recomendável consumir chocolate amargo ou meio amargo.

4 – Chocolate é felicidade

Além de poder saborear essa delícia, um benefício famoso do cacau é a melhora do humor, porque ajuda a relaxar e a diminuir os níveis de estresse. Também alivia sintomas de ansiedade, pois o cacau contribui para liberar a endorfina, hormônio do bem-estar. 

5 – Chocolate branco é chocolate?

O chocolate branco é feito com a manteiga do cacau, que não é considerada cacau. O processo de produção não leva cacau sólido, ao contrário do chocolate preto. Por ser composto apenas da gordura do fruto, o chocolate branco acaba tornando-se, tecnicamente, outro doce.

6 – Como é feito o chocolate?

Após colher o fruto do cacaueiro, as sementes do cacau são secas, torradas e depois amassadas. Da massa resultada, é extraída a manteiga de cacau, que dá origem ao chocolate branco, e o restante do cacau puro é utilizado na produção do chocolate amargo ou meio amargo. Além disso, as indústrias usam outros compostos e trocas de temperaturas para chegar ao chocolate que compramos. 

  • 4
  • 78

0 Comments

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.