Nossa História

O Condor e seu fundador

A história do Condor Super Center teve início em 13 de março de 1974, quando o jovem empreendedor Pedro Joanir Zonta adquiriu um pequeno mercado de 110m2 no bairro do Pinheirinho, em Curitiba, e iniciou suas atividades com apenas cinco funcionários. Em janeiro de 1975, Joanir comprou o terreno ao lado e construiu um prédio com três pavimentos de 220m² cada, constituído de depósito, no subsolo, a loja, no térreo e, no 1º andar, seu apartamento, além de escritório e um depósito de mercadorias leves.

Zonta imaginava que, com essa ampliação, resolveria o problema de espaço, mas com o aumento do faturamento e do número de clientes, essa loja também acabou ficando pequena. Em 1977, ele comprou outro terreno, também no bairro Pinheirinho. Ali foi inaugurada uma nova loja, com 1200m² de área de vendas e 12 checkouts, na qual trabalhavam 60 funcionários. No endereço, até hoje está localizado o centro administrativo do Condor. Daí por diante, os desafios continuaram: a ameaça de um concorrente forte instalar-se nas proximidades era motivo de preocupação.

Em 1998, com a venda da então principal rede de supermercados do Paraná para um grupo estrangeiro, Joanir Zonta viu a oportunidade para consolidar o Condor no mercado. Ele tinha dois caminhos: ceder ao assédio das redes estrangeiras e vender a empresa ou aproveitar a ocasião para conquistar os consumidores que estavam descontentes com a nova forma de operação. A opção escolhida foi modernizar as lojas, informatizar a empresa e adotar práticas inovadoras de gestão e marketing, conquistando, assim, os “órfãos” daquela que tinha deixado de ser a rede supermercadista de preferência dos paranaenses. A expansão da empresa de forma planejada, com recursos próprios e outros provenientes do BNDES, o constante treinamento de seus colaboradores foram fundamentais para essa consolidação.

Em agosto de 2000, foi inaugurado o primeiro hipermercado na cidade de Londrina. Em 2001, as lojas de São José dos Pinhais e Ponta Grossa, no bairro Nova Rússia, foram remodeladas para o formato hiper. Em 2002, foi inaugurado o primeiro hipermercado de Curitiba, na Nilo Peçanha, no bairro Centro Cívico.

No ano de 2014, para comemorar suas quatro décadas de existência, a Rede Condor realizou a Promoção Condor 40 Anos 40 Carros. A ação distribuiu mais de R$ 1.280.000,00 em prêmios. Para Zonta, a adesão de clientes é uma prova da confiança dos paranaenses no Condor. Foram 9 meses de campanha, totalizando 26 toneladas de cupons, um número surpreendente que mostra que as pessoas tiveram fé e realmente acreditaram na ação, principalmente pela credibilidade da empresa.

Para o presidente da rede Condor, e quem a comanda até hoje, um dos fatores que diferencia a empresa das demais, em um mercado em que todos apostam em preço baixo, qualidade e atendimento, é estar com o discurso alinhado à ação: “Um comportamento comum em vários segmentos é que muitos anunciam que têm o menor preço, a melhor qualidade e atendimento, mas o consumidor não encontra isso na prática. Tem que saber aliar preço e qualidade”. E Joanir acrescenta: “O compromisso que o Condor mantém é o de oferecer produtos de qualidade, ofertas que contribuam para o orçamento familiar e colaboradores constantemente treinados para prestar o melhor atendimento, ou seja, é estar sempre de mãos dadas com o nosso cliente. Nosso grande diferencial é a relação que construímos com nossos clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade, não ficando somente na relação comercial. Nossa filosofia sempre foi a de estabelecer um relacionamento pessoal, construído principalmente com confiança e respeito mútuos. Temos um compromisso com a população que atendemos”.

Uma grande característica da marca é ser uma empresa regional: todos os recursos são reaplicados nas localidades onde ela atua, resultando em riqueza e crescimento, além da geração de renda e impostos. O Condor também apoia a agroindústria familiar, ao comercializar os produtos da região.

um paranaense

O livro "Um Paranaense", do autor Nilson Monteiro, reúne toda a trajetória do presidente e fundador do Condor, e dos 40 anos da rede.

clique aqui
e baixe o livro
Na Intimidade do Sucesso

O Livro "Na Intimidade do Sucesso", do autor Ricardo Hubner, conta os 35 anos da rede, e a trajetória do seu fundador, Pedro Joanir Zonta.

clique aqui
e baixe o livro
missão

Comercializar produtos e serviços no varejo supermercadista que atendam às expectativas dos consumidores, acionistas e colaboradores.

visão

Consolidar nossa liderança no Paraná e buscar novos mercados com o objetivo de estar entre as 10 maiores redes supermercadistas do ranking nacional.

Negócio

Conforto, praticidade e conveniência, em um ambiente agradável, com preços competitivos.

Valores
Valores

Ética;

Comprometimento;

Sustentabilidade;

Respeito;

Transparência;

Trabalho em Equipe;

Honestidade;

Responsabilidade Social e Ambiental.