Em um ano, Cargill coleta 60.000 litros de óleo usado em supermercados da Rede Condor

Resultado é 30% maior que período anterior. Crescimento representa avanços na conscientização da população

A Cargill, por meio da marca LIZA, e o Condor Super Center celebram dois anos de parceria com um resultado recorde em coleta de óleo vegetal usado: de março de 2016 à 2017, foram recolhidos nas unidades do supermercado 60.000 litros de óleo de cozinha usado. No total, 105.000 mil litros de resíduo deixaram de poluir mais de 2 bilhões de litros de água desde o início da parceria e tiveram como destino a Ambiental Santos - empresa especializada em destinação de resíduo de óleo vegetal.

“Quando o óleo vegetal usado é descartado em ralos ou pias, pode entupir os encanamentos e encarecer o custo de tratamento do esgoto municipal. Em cidades onde não há tratamento de esgoto, o resíduo chega aos rios e mananciais, prejudicando a vida aquática”, ressalta Fernando Janizello, analista de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil. “Por isso, a Cargill oferece uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do resíduo, tornando-o matéria prima para novos produtos, como biodiesel, produtos sanitários, entre outros” completa. 

Um dos produtos finais que é produzido com o óleo descartado é o sabão em pasta biodegradável produzido pela Ambiental Santos. Entre os dias 20 e 24 de março, mais de 4 mil consumidores levaram para a casa amostras do produto em ação promovida pela Cargill em 4 unidades da rede Condor em Curitiba, além da unidade em Ponta Grossa, localizada no bairro Jardim Carvalho.

“Nesta última ação realizada em nossas lojas, em comemoração ao Dia Mundial da Água, foi satisfatória a participação e envolvimento dos clientes que se conscientizaram com a campanha, demonstrando preocupação com a qualidade e a conservação da água, além da oportunidade de conhecer um produto ecologicamente sustentável”, ressalta a analista Ambiental da Rede Condor, Amanda Corrêa.

Programa Ação Renove o Meio Ambiente

Criado em 2010, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, o programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 600 pontos de coleta de óleo residual em oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul). Desde sua implantação, a Ação Renove já arrecadou mais de 1,5 milhões de litros de óleo residual, quantidade suficiente para poluir até 37,5 bilhões litros de água potável, o que representa o volume de água necessário para abastecer as necessidades básicas da população da cidade de São Paulo, com 11.967.825 pessoas por 28 dias*.

*De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene).

Sobre a Cargill

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias. 

Sobre o Condor

O Condor Super Center iniciou a sua trajetória em 1974 com uma pequena loja de 110m² e apenas cinco funcionários, em Curitiba. Hoje, a rede é uma das maiores redes supermercadistas do Brasil, conta com mais de 11 mil colaboradores diretos e atende mensalmente cerca de 4 milhões de clientes. O Condor possui 43 lojas, entre super e hipermercados, em 15 cidades do Paraná, Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais e Norte do estado, e uma cidade de Santa Catarina, Joinville, além de uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.