Viagem segura: dicas para escolher o pneu certo para o carro

Dicas

Viagem segura: dicas para escolher o pneu certo para o carro

Tags: . Escrito em , por Blog Condor.

  • 8

Os pneus são itens fundamentais para a funcionalidade e segurança do veículo. Além de serem importantes para a estabilidade do carro, eles também influenciam na aderência em relação à pista e no consumo de combustível. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de realizar a calibragem e troca dos pneus.

Quando escolhidos de forma adequada, problemas na suspensão do automóvel e em itens que garantem mais segurança ao veículo são evitados. Pode até parecer tarefa simples, mas escolher os pneus exige atenção e alguns detalhes que precisam ser consultados com o fabricante ou com um mecânico de confiança. Confira abaixo algumas dicas para fazer uma troca segura e aproveite a grande variedade de pneus e acessórios do setor de automotivos do Condor:

1 – Leia o manual do fabricante

O primeiro passo é ler o manual do seu veículo. Nele, você vai encontrar informações importantes sobre o modelo de pneu ideal para o seu carro, indicando a pressão, a largura e o tamanho.

2 – Identifique o tipo do seu veículo

Na lateral de cada pneu, há um código de letras e números que indicam o seu limite e propósito. Os carros de passeio, que são a maioria nas ruas, têm a letra “P” como inicial do código. Os demais são:

C: para caminhões e vans de grande porte.

LT: para pick-ups, SUVs maiores e caminhões leves.

ST: para motor homes e reboques.

T: para pneus usados como estepes.

3 – Confira os itens compatíveis

É recomendável verificar se o desenho da banda de rodagem, o símbolo de velocidade e o índice de carga são compatíveis com as orientações indicadas pelo fabricante.

4 – Preze por durabilidade

Outro fator importante é verificar a durabilidade do pneu. Por isso, confira se o modelo escolhido tem borracha mais macia, pois isso pode diminuir o tempo de vida útil da peça. 

5 – Opte por modelos propícios para dias chuvosos

Escolha modelos que apresentem o desenho da banda de rodagem. Neles, os sulcos presentes dispersam a água da chuva com mais eficiência, evitando que se forme uma camada entre o pneu e a pista. Assim, o seu veículo também terá uma performance melhor em estradas.

6 – Padronize a sua escolha

Recomenda-se não misturar modelos, marcas, desenhos de bandas, medidas nem o tipo de construção (radial ou convencional) na hora de escolher o pneu. Padronizar essas escolhas faz com que os pneus tenham melhor performance e durabilidade.

7 – Atenção à instalação

Caso troque apenas dois pneus no carro de passeio, instale os novos no eixo traseiro. Isso garante maior estabilidade e segurança ao veículo.

Caso esteja em dúvida sobre a hora certa de trocar o pneu, confira abaixo 4 dicas importantes:

  • Confira a quilometragem e validade: em geral, os jogos de pneus têm validade de 5 anos. Porém, o ideal é confirmar com o fabricante qual é o tempo de vida útil e a quilometragem máxima do pneu para não perder a segurança do veículo.
  • Cheque a banda de rodagem: ela é a parte do pneu que entra em contato direto com a pista. Quanto mais desgastada ela estiver, menor será a capacidade de dispersão da água. Cheque o TWI, um indicador que fica localizado dentro de cada sulco, e veja se a banda de rodagem está ou não eficaz.
  • Desgaste: essa é uma das causas mais comuns que mostram a necessidade da troca do pneu. Quanto mais gasto, menos “pelinhos”, sulcos, drenos e covas os pneus terão. Troque a peça caso verifique essas inconformidades.
  • Cuidado com bolhas e rompimentos: quanto mais declínio e irregularidades nas pistas, mais fácil haver desgaste rápido do pneu, além de aparecerem bolhas e rachaduras. Quando isso ocorrer, é preciso trocar os pneus o quanto antes.

Você também vai gostar

Deixe seu comentário