Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Viver

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Tags: , . Escrito em , por Midia Digital Condor.

Os mitos a respeito do câncer de mama comprometem seu diagnóstico e dificultam o tratamento. Confira quais são as principais dúvidas sobre o assunto e aprenda a como prevenir a doença.

  • 6

O mês de outubro é marcado por um período de conscientização mundial sobre o câncer de mama: o Outubro Rosa. Durante o mês são feitas várias campanhas com o objetivo de informar sobre a prevenção do câncer e incentivar a realização do autoexame e da mamografia periodicamente.

Mas ainda existem muitos mitos a respeito da doença, comprometendo o diagnóstico e dificultando o tratamento. Por isso, preparamos uma lista com as principais dúvidas para você aprender a se prevenir corretamente. Vamos lá?

m2

Sutiã apertado eleva o risco de câncer?

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação sobre o surgimento do câncer de mama e o uso do sutiã. Na maioria dos casos, o câncer é provocado por fatores genéticos e por substâncias contidas nas células dos tecidos dos órgãos, ou seja, no próprio organismo.

Todo nódulo na mama é câncer?

Mito. Em cerca de 80% dos casos, os nódulos são benignos. Mulheres jovens frequentemente apresentam vários nódulos em uma mama, que se tornam mais palpáveis de acordo com o ciclo menstrual. A avaliação do nódulo deve ser feita pela paciente e depois pelo médico, uma semana após o ciclo menstrual.

m3

Próteses de silicone podem causar câncer?

Mito. Não há relação entre câncer de mama e próteses de silicone. O único problema é que o implante pode dificultar o diagnóstico de tumores.

Mamografias são dolorosas?

O teste em si não é realmente doloroso, pode haver apenas um desconforto momentâneo quando os seios são comprimidos pelo aparelho de raios X. Para ajudar a evitar esse desconforto, as mulheres devem considerar seu ciclo menstrual quando marcarem a mamografia. O período ideal para o exame é logo após a menstruação.

A mamografia pode prevenir o câncer de mama?

Mito. A mamografia não previne, mas sim é capaz de detectar o câncer precocemente, antes que ele seja palpável ou se manifeste por meio de sinais clínicos.

O câncer tem cura?

Verdade. Embora a medicina mencione que o tratamento deve ser individualizado e que cada paciente responde de maneira particular às terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente.

Quem tem mamas pequenas tem menos chance de ter câncer de mama?

Mito. O tamanho não importa. Qualquer mulher pode apresentar câncer.

 Homens não sofrem de câncer de mama?

Mito. É raro, mas os homens também podem sofrer de câncer de mama. Especialistas dizem que apenas 1% dos casos de tumores nas mamas afeta os homens. Essa doença atinge principalmente os que usam hormônios para crescer as mamas ou testosterona para ganhar massa muscular e é mais comum nos homens acima de 60 anos. Por isso, assim como a mulher, o homem deve examinar as mamas periodicamente.

O câncer de mama é herdado só do lado materno, e não do paterno?

Mito. Hoje sabemos que os genes do câncer de mama podem ser herdados também do lado paterno. Portanto, informe-se a respeito de casos em mulheres e homens, tanto na família da sua mãe como na de seu pai.

Todo câncer de mama é igual?

Mito. Existem vários tipos de câncer, sendo alguns mais agressivos que outros. Por isso, é muito importante a detecção precoce, quando as chances de cura são muito maiores.

m4

Essas dicas vieram da Associação das Amigas da Mama (AAMA), fundada por meio da união de mulheres que vivenciaram o câncer de mama e que se conheceram durante o tratamento contra a doença. Hoje, elas revertem a experiência que tiveram em prol de outras mulheres que estão enfrentando a mesma situação e que precisam de apoio para que possam enfrentar a doença com mais força. Se quiser saber mais sobre o projeto e como ajudá-lo, acesse www.amigasdamama.org.br.

E aproveite também para participar da ação do Condor em parceria com a Forno de Minas: Durante o mês de outubro, para cada 20 unidades das massas Mamma D’Alva vendidas, 1 será doada para instituições que cuidam da causa. Acesse www.condor.com.br, descubra a loja Condor mais próxima e participe.

Você também vai gostar

Deixe seu comentário