Dicas e alimentos que podem aumentar a fertilidade

Dicas Viver

Dicas e alimentos que podem aumentar a fertilidade

Tags: , . Escrito em , por Blog Condor.

  • 4

Se você está pensando em engravidar, chegou a hora de criar hábitos que podem favorecer a sua fertilidade. Eu, como mãe de três filhos, tive que optar por algumas mudanças em minha vida que foram benéficas para dar início a cada uma das minhas gestações. Além de alimentação equilibrada, é importante aderir a hábitos saudáveis diários.

Além de encontrar, no Condor, alimentos que ajudam nesse processo, listei abaixo algumas dicas importantes que você pode seguir para favorecer a sua saúde e ficar mais propensa à gestação. Tudo isso, é claro, com acompanhamento médico e nutricional especializados. Confira!

1 – Durma bem

Quando se dorme de forma adequada, favorecemos a liberação de hormônios relacionados à produção de espermatozoides e à ovulação.

2 – Evite fumar e beber em excesso

Alguns estudos indicam que fumar cigarros pode diminuir em até 30% a fertilidade de homens e mulheres, prejudicando a saúde vascular dos testículos e ovários. Além disso, o excesso de bebida alcoólica também pode interferir de forma negativa na fertilidade.

3 – Faça exercícios físicos

É importante iniciar uma rotina de práticas leves ou moderadas de exercícios físicos. Isso contribui para um melhor funcionamento do sistema cardiovascular e respiratório do corpo.

4 – Controle o peso e tenha uma alimentação saudável

O sobrepeso pode dificultar a produção de hormônios benéficos para a fertilidade, além de interferir na qualidade da ovulação e da vida sexual. Por isso, é importante seguir uma alimentação saudável, aderindo ao consumo de frutas, verduras, legumes, proteínas magras, oleaginosas e gorduras boas.

Veja abaixo uma lista para te ajudar nesse processo:

Frutas: opte pela ingestão de três frutas diárias, para aumentar as substâncias ricas em nutrientes e antioxidantes. Recomenda-se um consumo maior de frutas cítricas, por conterem vitamina C, e vermelhas, pela quantidade significativa de polifenóis.

Verduras e legumes: a alta concentração de fibras nesses alimentos auxilia no controle glicêmico. Por isso, e por conterem muitas vitaminas e nutrientes, recomenda-se ingerir verduras e legumes no almoço e no jantar, contemplando os cozidos, crus e a vapor.

Oleaginosas e grãos integrais: os minerais e as fibras dos grãos integrais auxiliam no controle glicêmico. Além disso, castanhas, amêndoas, nozes e amendoins são ricos em ácidos graxos, zinco, vitamina E e outros nutrientes. Por isso, é importante ingerir, por exemplo, duas castanhas-do-pará por dia, para suprir a recomendação diária de minerais benéficos para a saúde.

Proteínas magras: é ideal consumir, nesse período de tentativa de gestação, proteínas magras, como peixes e frangos. É indicado evitar o consumido de muitas carnes vermelhas, fast food e embutidos.

Você também vai gostar

Deixe seu comentário