<< Mais Revista Condor

Tags: . Escrito em , por Midia Digital Condor.

Revista Condor – Edição 8

  • 1

O strudel ganhou popularidade no mundo todo por ser um doce muito saboroso e com variadas possibilidades de recheios.

O nome do doce é derivado da palavra em alemão “Strudel”, que significa, literalmente, redemoinho

O strudel é um tipo de doce em camadas e enrolado com recheio em seu interior. Tornou-se conhecido e ganhou popularidade no século 18. O o nome do doce é derivado da palavra em alemão “Strudel”, que significa, literalmente, redemoinho.

O strudel é mais frequentemente associado à cozinha austríaca, mas historicamente já era conhecido dentro da culinária árabe e turca. Lá, essa especialidade era, e até hoje ainda é, feita com massa “filo” e recheada com nozes, pistache, amêndoas, mel, queijos, iogurtes, carnes etc., que não eram somente enrolados, como também sobrepostos em camadas.

Os tipos mais conhecidos são o de maçã (apfelstrudel) e o de queijo ricota, com passas e açúcar (topfenstrudel). Nesta lista também se incluem o de cereja azeda (weichselstrudel), o de cereja doce (kirschenstrudel) e o de semente de papoula (mohnstrudel).

Existem também strudels salgados recheados com espinafre, repolho, verduras, entre outras receitas. O strudel na confeitaria austríaca é diferente dos strudels servidos em outras partes do mundo, que muitas vezes são feitos de massa folhada, massa de fermento ou de massa filo.

A tradicional massa do strudel na Áustria é muito fina e elástica. É feita a partir de farinha de trigo com elevado teor de glúten, contendo água, sal, açúcar, manteiga e ovo (opcional). A massa é trabalhada vigorosamente, descansada, e depois esticada sobre uma toalha de pano até ficar muito fina. Dizem por aí que ela deve ser tão fina de modo a ser possível ler um jornal através dela.

Em Viena pode ser visto degustado tanto como sobremesa, após uma boa refeição, como também no prato principal, acompanhado de molhos.  Agora, não existe nada mais aconchegante do que sentar à mesa com uma xícara de café fumegante acompanhada de uma fatia de strudel com creme chantilly. Por isso, trouxemos duas receitas para você fazer em casa.

Strudel de Maçã: http://www.condor.com.br/blog/strudel-de-maca/

Strudel de Presunto, Queijo e Alho: http://www.condor.com.br/blog/strudel-de-presunto-queijo-e-alho/

Você também vai gostar

Deixe seu comentário