Como montar uma marmita saudável para o dia a dia

Bom Paladar

Como montar uma marmita saudável para o dia a dia

Tags: , . Escrito em , por Blog Condor.

Rotina corrida não é desculpa para descuidar da saúde.

  • 4
blog-720x375

Se você trabalha fora, faz academia ou estuda e leva os filhos na escola, com certeza sabe o que é viver uma vida corrida. Mas essa correria não pode ser desculpa para descuidar da saúde e da alimentação.
Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a montar uma marmita saudável para o dia a dia.

  • Recipiente:

Se você for esquentar a sua marmita diretamente no microondas, é preciso prestar atenção nos materiais utilizados na produção da marmita. Isso porque metal e alguns plásticos não podem ser aquecidos no microondas.

Escolha um recipiente que caiba a quantidade de alimento que você costuma comer e, se você não gosta que as comidas se misturem, escolha um com divisórias. Não se esqueça também de um pote separado para a salada, afinal ela não precisará ser aquecida.

  • Preparo:

Se você não tem tempo para cozinhar durante a semana, faça suas marmitas no domingo. Prepare tudo em grande quantidade e, depois de pronto, separe as porções em potes para congelá-las, uma para cada dia da semana.

  • Salada:

As folhas devem ser rasgadas e não cortadas, para não escurecer. Sempre guarde-as bem secas para evitar que murchem com o passar do tempo. Coloque também legumes cozidos e ralados, como cenoura e beterraba. Experimente colocar também algumas castanhas picadas para reforçar as gorduras boas da sua refeição e deixar a salada mais crocante. E não se esqueça: nada de exagerar no sal. Tempere com azeite de oliva e limão, mas apenas na hora do consumo para não fazer as folhas murcharem.

  • Legumes:

No forno, asse diferentes legumes apenas com azeite e tempero. Evite o sal para evitar o inchaço do corpo. Outra opção também é cozinhar os legumes a vapor para preservar os nutrientes.

  • Carboidrato:

Arroz integral, quinoa, cuscuz marroquino e tabule são ótimas opções de grãos para a sua marmita. Mas não se esqueça que existem outros alimentos que também são ótimas fontes de carboidratos, como batata-doce, inhame e cará.

  • Proteína:

Se você come carne, prefira as brancas, mas procure diversificar sempre. Mas se você não come, isso não significa que vai ficar sem proteínas: clara de ovo, lentilha, grão-de-bico, feijão e proteína de soja são ótimas opções para completar a marmita.

Mas atenção: essas são apenas algumas dicas para ajudar na organização das marmitas semanais. Recomendamos que você consulte uma nutricionista, para que ela monte uma dieta de acordo com os seus objetivos. Além disso, não se esqueça de cuidar da alimentação também no restante do dia.

Você também vai gostar

Deixe seu comentário