Como adaptar as crianças na volta às aulas.

Viver

Como adaptar as crianças na volta às aulas.

Tags: , , , . Escrito em , por Blog Condor.

Toda criança adora as férias, mas é preciso mostrar a elas que voltar para escola é algo bom.

  • 3

As férias são a parte do ano que as crianças mais gostam, não há como negar. Muitas vezes elas ficam mais livres para passar seu tempo, sem muitas obrigações e regras comuns à rotina de estudos. Acontece que toda essa liberdade pode tornar o momento de voltar para a escola mais difícil, pois por mais que a criança goste de estudar, a volta às aulas se torna sinônimo da volta em peso da responsabilidade. Confira algumas dicas para ajudar nesta transição, principalmente para aqueles que estão começando uma nova fase ou em uma nova escola.

Primeiramente, é fundamental colocar atividades em pauta que devem ser cumpridas pelas crianças mesmo no período de férias, para que assim, além de fazê-las cultivar a responsabilidade para além das obrigações escolares, a volta às aulas não as assuste tanto. Tarefas diárias como arrumar a cama, colocar o lixo para fora, além de atividades que exijam um pouco do seu tempo, como arrumar o quarto uma vez a cada 15 dias. E quando estiver a uma semana de começar o período letivo, retomar limites de horário, tanto para dormir quanto para acordar, é uma boa ideia para reorganizar o relógio biológico e evitar irritabilidade e falta de sono.

Outra coisa que deve ser feita justamente pelos pais é o suporte e estímulo quanto ao estudo dos filhos, sem pegar muito no pé nos primeiros dias, pois a adaptação das crianças em uma nova rotina é mais difícil de ser encarada por elas. Elas estão saindo de um ambiente em que precisam cumprir regras ditadas pelos pais para seguir as normas de pessoas que não são tão próximas, como os professores e diretores. Isto se acentua caso elas estejam indo para uma nova escola, por isso é necessário fazê-las se sentir seguras para controlar a ansiedade. Portanto é importante uma presença maior dos pais em algumas atividades, como organizar o uniforme e acompanhar até o colégio, pelo menos durante alguns dias, e buscar o diálogo para a criança compartilhar sua experiência na escola.

Antes mesmo do processo iniciar, a participação da criança nos preparativos, como a compra do material escolar, por exemplo, é muito importante para aguçar a curiosidade e gerar expectativas positivas sobre as aulas. Por isso você pode trazer seu filho até o Condor para dividir essa experiência e com toda a animação escolherem juntos os materiais que o acompanharão no ano letivo.

Você também vai gostar

Deixe seu comentário