Chás naturais e seus benefícios para a saúde

Bem Estar

Chás naturais e seus benefícios para a saúde

, , , , .

Tags: , , , , . Escrito em , por Blog Condor.

Veja como usar os benefícios dos chás naturais para cuidar da saúde e passar pelo friozinho do Outono/Inverno da forma mais saudável possível.

  • 0
blog

O chá é uma das bebidas favoritas das pessoas durante a época entre o outono e o inverno. Isso porque, além de ser excelente para se manter aquecido e combinar muito com o aconchego das cobertas em um dia frio, chás contêm diversos tipos de benefícios para a saúde. Confira os benefícios de alguns tipos de chás:

Antivirais
Chás classificados como antivirais são uma ótima alternativa, caso você pense em afastar doenças que são comuns nessa época do ano, como gripes e resfriados. Além de fortalecer o sistema imunológico, eles possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Algumas plantas, como o gengibre, são ainda mais poderosas, pois conseguem dificultar o acesso dos vírus nas células, e, consequentemente, a ação de doenças no organismo.
Onde encontrar: alho, eucalipto, gengibre, limão, sabugueiro, salgueiro, alcaçuz e guaco.
Contraindicações – Grávidas, lactantes, pessoas que sofrem de gastrite e que geralmente têm pressão baixa.

Digestivos
Existem chás que colaboram com o processo digestivo, pois promovem o relaxamento da musculatura do trato gastrointestinal e diminuem os gases formados na região, o que ajuda a reduzir os desconfortos no abdômen e as cólicas.
Onde encontrar: cáscara-sagrada, boldo-do-chile, camomila, espinheira-santa, carqueja e hortelã-pimenta.
Contraindicações – Grávidas e lactantes.

Diuréticos
Plantas com essas propriedades auxiliam na reabsorção de sódio e de água, atuam no processo de desintoxicação, no tratamento de infecções urinárias e colaboram com a eliminação da urina.
Onde encontrar: quebra-pedra, chapéu-de-couro, cavalinha, cana-do-brejo, bardana e dente-de-leão.
Contraindicações – Grávidas, pessoas com pressão baixa e quem sofre de insuficiência renal ou cardíaca.

Termogênicos
São chás que aceleram o metabolismo e aumentam a queima de calorias. Isso ocorre porque possuem elementos que potencializam a termogênese, que é um processo regulado pelo sistema nervoso e que ocasiona a transformação da glicose e da gordura em energia. Esse tipo de chá é indicado para quem faz dietas de emagrecimento.
Onde encontrar: canela, gengibre, cravo-da-índia, chá verde e laranja-amarga.
Contraindicações – Grávidas e cardíacos.

Lembrando que existem vários tipos de chás que colaboram com a saúde e podem ser consumidos sem restrição médica. Entretanto, caso a ideia seja tomar com certa frequência, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para aconselhá-lo.

Fonte: https://goo.gl/Lwk1d3

Você também vai gostar

Deixe seu comentário