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Revista Condor – Edição 7

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Diversos estudos e pesquisas apontam que hábitos alimentares podem interferir diretamente no nosso humor. Uma alimentação balanceada pode acarretar em menos estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Uma alimentação desequilibrada pode alterar a produção de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores, resultando em falta de prazer e ânimo. A ciência explica claramente como funciona a estreita relação entre o equilíbrio de nutrientes e as complexas relações cerebrais.

“O bom ou o mau humor é uma das características individuais que pode, sim, ser corrigido ou pelo menos auxiliado pela alimentação. Ao ingerir um alimento, os nutrientes nele contidos atuam na formação e liberação de neurotransmissores, que são enviados para o Sistema Nervoso Central, órgão considerado responsável pelo estado de humor”, explica a nutricionista Livia França.

Cérebro precisa de nutrientes adequados

De acordo com a nutricionista, a principal responsável pela sensação de bem estar é a tão conhecida serotonina e a alimentação é a matéria prima para a sua fabricação. “Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de cofatores fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, entre outros”, garante.

Os carboidratos também têm uma função importante para o humor. Eles são responsáveis pela elevação dos níveis de insulina e ajudam a ‘separar’ o triptofano, um aminoácido que compõe a serotonina, dos outros aminoácidos, facilitando sua absorção. Por esse motivo as dietas que cortam carboidratos podem refletir em um péssimo estado emocional.

Veja alguns exemplos de alimentos que podem melhorar seu estado de humor:

Abacate

Boa fonte de magnésio e fibras, que ajudam no funcionamento intestinal, o que ajuda a manter o bom humor. Além disso, é rico em beta sistoterol, substância que regula o cortisol, (hormônio do estresse).

Banana

É uma forte aliada na prevenção de depressão, ansiedade e irritação. Rica em triptofano, magnésio e potássio, combinação que ajuda a aumentar o bom humor. A vitamina B6 também presente na fruta, é integrante de uma enzima importante que participa da produção de serotonina.

Café 

O café ameniza sintomas do mau humor pela ação da cafeína no sistema límbico (unidade do cérebro responsável pelas emoções). Mas deve-se ter cuidado com doses excessivas de café diariamente, pois pode aumentar os efeitos do estresse, elevar a pressão arterial e a adrenalina. O consumo ideal é em média 300mg de cafeína ao dia.

Carboidratos 

Os carboidratos são considerados os campeões do bom humor, por serem precursores de serotonina. Porém é preciso ter cuidado com as escolhas e não exagerar na quantidade. Prefira os carboidratos complexos e cereais integrais. Cuidado com o excesso de açúcar, pois a princípio podem melhorar o humor e aumentar a energia momentaneamente, mas logo após vem a sensação de tristeza, irritabilidade e o mau humor.

Chocolate

Também é uma fonte de triptofano e magnésio, que ajuda a melhorar o bom humor e aliviar os sintomas de estresse. Mas isso não é desculpa para devorar grandes quantidades. Recomenda-se diariamente consumir no máximo 30g de chocolate. É o suficiente!

Folhas  escuras

Couve, brócolis, rúcula e outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo.

Ovos, fígado e soja

Esses três alimentos possuem as substâncias chamadas colina e lecitina, que afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.

Peixes e frutos do mar

São ricos em nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem para o bom humor. O selênio e a vitamina B12, por exemplo, combatem a ansiedade e o cansaço; já o ômega-3 colabora na produção de neurotransmissores, combatendo a irritação.

Pimenta

A ardência desse alimento é causado pela capsaicina, princípio ativo da pimenta e que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, responsável pela sensação de euforia.

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