Aprenda a combinar queijos e vinhos

Bebidas Bom Paladar Espaço Culinário Lanche

Aprenda a combinar queijos e vinhos

Tags: , . Escrito em , por Blog Condor.

No post de hoje, você se prepara para o inverno conhecendo as principais combinações de queijos e vinhos.

  • 5

A combinação entre queijos e vinhos é uma das preferidas de muita gente. Encontramos essa dupla principalmente durante o inverno, em encontros, jantares e reuniões. A verdade é que ambos são sinônimos de bom paladar e momentos agradáveis.

Separamos algumas dicas aqui no post para você não errar na hora da escolha, já que são tantos tipos diferentes de queijos e vinhos que muita gente pode ficar confusa na hora de escolher a melhor combinação.

Primeiro, é importante entender que queijos com casca dura combinam melhor com o vinho tinto, enquanto queijos mais frescos se dão melhor com o vinho branco. A regra é bem simples: quanto mais cremoso é o queijo, mas ácido deve ser o vinho que o acompanha.

A primeira dica é sobre um dos tipos mais populares de queijo: os queijos azuis, que são feitos a partir da maturação de fungos. Suas versões mais conhecidas são o gorgonzola e o roquefort. Se você optar por um deles, escolha vinhos mais doces, como o vinho do Porto, que são capazes de quebrar o característico sabor forte e salgado dos queijos azuis.

blog1

Se você prefere um queijo mais leve, como muçarela, ricota ou brie, escolha um vinho branco levemente aromático. Caso você decida optar por um meio termo, ou seja, um queijo que não seja tão fresco e nem tão forte, prefira vinhos tintos levemente frutados para acompanhar. As melhores opções nesse caso são o cheddar, o prato e o meia cura.

Até o catupiry, uma invenção brasileira, pode ser degustado na companhia de um vinho. O mais indicado é o rosado seco, pelo forte contraste de sabor que ele cria no paladar.

De toda forma, a escolha final é sempre sua. Experimente diversas combinações até chegar à sua preferida. O importante é passar o inverno ao lado de bons vinhos, bons queijos e boa companhia.

 

Você também vai gostar

Deixe seu comentário