Fim de Semana – Foz do Iguaçu Além das Cataratas

Edição 6 Revista Condor Viver

Fim de Semana – Foz do Iguaçu Além das Cataratas

<< Mais Revista Condor

Tags: . Escrito em , por Blog Condor.

Revista Condor – Edição 6

  • 0

Os mais de 1,5 milhão de turistas que visitam as Cataratas do Iguaçu anualmente têm outras opções de passeio em Foz do Iguaçu. Conheça outras atrações que a exuberante natureza da região propicia.

Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, não é nenhuma novidade entre os destinos turísticos mais procurados do país. Os números provam isso. Em 2013, o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas Cataratas, recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes, o dobro do número de turistas que visitaram a atração dez anos antes. O mesmo crescimento aconteceu na Usina Binacional de Itaipu, que em 2003 recebeu cerca de 380 mil turistas e quase dobrou esse número em 2013, chegando a 640 mil.

A fama e a beleza das Cataratas do Iguaçu e da Usina de Itaipu acabam por concentrar boa parte do fascínio e do movimento dos turistas na cidade. Foz do Iguaçu, entretanto, tem outras atrações, que moldadas pela exuberante paisagem natural da região encantam os visitantes que decidem expandir seu roteiro turístico.

Parque Nacional do Iguaçu

Criado em 1939, o parque onde estão as Cataratas do Iguaçu está localizado na fronteira do Brasil com a Argentina. Considerando a área situada nos dois países, o parque tem cerca de 240 mil hectares, que equivalem a mais de cinco vezes o tamanho do município de Curitiba. Nesse enorme espaço de floresta conservada, as Cataratas não são a única atração.

Localizada no lado brasileiro do parque, a trilha do Poço Preto, de 9 km de extensão, abriga uma estrada rústica que passa por três córregos até chegar ao Rio Iguaçu. O passeio começa numa passarela suspensa de 320 metros, seguida da trilha, que pode ser feita a pé ou de bicicleta, com acompanhamento de guias bilíngues. Há também opção do passeio ser realizado em carreta puxada por veículo motorizado.

Ao final da trilha há um pequeno intervalo para descanso. A partir desse ponto, uma ponte pênsil leva a uma trilha rústica de 500 metros, ao final da qual existe uma “casamata” de 10 metros de altura, de onde se pode ter uma vista panorâmica da floresta, com destaque para a Lagoa do Jacaré, que concentra grande diversidade de animais aquáticos. Na sequência, o turista navega num barco pelo alto do Rio Iguaçu, passando pelo Arquipélago das Taquaras. A partir desse ponto, o visitante pode passear pelo rio em caiaques. O retorno é feito pelas corredeiras, com passagem pela Ilha dos Papagaios, onde ao nascer e pôr do sol acontecem revoadas de milhares de papagaios. O desembarque pode ser feito tanto no Porto Bananeiras quanto no Porto Canoas.

Parque das Aves

Criado em 1994, o Parque das Aves é um atraente zoológico que permite aos visitantes entrarem em viveiros e ter contato direto com mais de 900 aves de 130 espécies, muitas delas correndo risco de extinção. Além das aves, o Parque também abriga jacarés, sucuris, jiboias e saguis.

Para apreciar as aves, a área de répteis e o borboletário, os visitantes percorrem uma trilha plana e calçada de 1,4 km. Logo na entrada, são recepcionados por araras e papagaios que em seus viveiros tentam a reprodução.

Ao fim do passeio, que dura aproximadamente duas horas, o visitante dispõe de um restaurante, uma loja de souvenirs e podem tirar foto segurando uma Arara.

Refúgio Biológico Bela Vista

O Refúgio Biológico Bela Vista é uma área natural protegida pela Usina de Itaipu. Trata-se de uma área de preservação permanente, com objetivos de proteção à flora e à fauna, pesquisas, recuperação de áreas degradadas, paisagismo, reprodução de animais e educação ambiental.

No local, o visitante pode percorrer trilhas em meio à mata para ver de perto, em viveiros, animais como onça-pintada, macaco-prego e gambá, nativos da região do reservatório. A observação é feita ao longo da Trilha dos Animais. Na Trilha Guaimbê, espécies florestais como o cipó-guaimbê, que cresce entrelaçado a árvores de angico-gurucaia de aproximadamente 300 anos, 26 metros de altura e 3,5 metros de circunferência.

Nas trilhas dos Sentidos, encontram-se elementos da natureza que estimulam olfato, tato, audição, paladar e visão. Na de Experiências em Sustentabilidade são apresentados sistemas construtivos e energéticos economicamente viáveis e ecologicamente corretos. Na das Águas promove-se a educação ambiental dos visitantes. As caminhadas, de até duas horas de duração, sugerem o uso de roupas e calçados adequados.

Serviço

Trilha do Poço Preto

Atendimento: diariamente (inclusive domingos e feriados)

Horários: 9h30min, 12h e 14h

Fone: (45) 3529-9626

Parque das Aves

Endereço: Rodovia das Cataratas, km 17,1

Atendimento: diariamente (inclusive feriados), das 8h30 às 17h

Telefone: (45) 3529-8282

Refúgio Biológico Bela Vista

Endereço: Rua Terezina, 62 – Vila C

Atendimento: diariamente, exceto terças-feiras, às 8h30, 10h, 14h30 e 15h30

Telefone: 0800 645 4645

Você também vai gostar

Deixe seu comentário