Sustentabilidade

O Condor está constantemente envolvido com as Ações de Responsabilidade Social, participando frequentemente de ações desenvolvidas por outras instituições e organizando ações autônomas nessa área.

Além disso, a preocupação que temos com a sustentabilidade reflete na estrutura das nossas lojas. As fachadas sempre buscam seguir uma arquitetura moderna e futurista que utilize materiais nobres, como aço inox, vidro e ACM.

Inauguramos em 2011 o primeiro hipermercado da América do Sul a utilizar o CO2 um gás refrigerante 100% natural que substitui os gases sintéticos no setor de congelados. Essa nova tecnologia já nasce alinhada à tendência mundial na busca pela sustentabilidade. Como o CO2 está presente na natureza, não agride a camada de ozônio e ainda reduz em 20% o consumo de energia no sistema de congelados, o que representa uma redução de cerca de 5% no consumo de energia no sistema de refrigeração total.

No setor de refrigerados, a rede utiliza o gás glicool, que reduz em até 90% os gases poluentes, solução implantada com sucesso nas últimas unidades inauguradas pelo Condor.

As lojas também possuem diversos outros cuidados voltados à sustentabilidade, como o aproveitamento da luz natural por meio dos domus prismáticos instalados na cobertura, que filtram os raios ultravioletas em até 98%, economizando energia e tornando o ambiente mais agradável. Já na iluminação artificial são utilizadas lâmpadas T5, que economizam em média 45% de energia em relação às antigas e alcançam durabilidade de até 23 mil horas. Outra inovação é o reator dimerizável, um sensor de iluminação acionado ao acender as luzes pela manhã que ajusta a intensidade luminosa automaticamente, conforme a incidência de luz natural.

Ainda no quesito respeito ao meio ambiente, um sistema de captação de água da chuva também é implantado nos novos empreendimentos, com o objetivo de reaproveitar a água pluvial na irrigação de jardins, descargas sanitárias e lavagem de pisos.